UNIVERSIDADE
FEDERAL DO MARANHÃO
NÚCLEO
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FORMAÇÃO
CONTINUADA MIDIAS NA EDUCAÇÃO
DESVELANDO A CULTURA LOCAL COM A UTILIZAÇÃO DE
TECNOLOGIAS: Caxias Palco da Guerra da Balaiada.
CÍCERO
BRITO DE ANDRADE
CONCEIÇÃO
DE MARIA RODRIGUES
|
FRANCISCO
DAS CHAGAS MORAES DOS SANTOS
Projeto
apresentado ao Ciclo Básico do Curso de Formação Continuada Mídias na Educação,
como requisito para a finalização do ciclo.
Orientador: Josenilde
Azevedo Pinto
Caxias
– MA
2009
|
1 IDENTIFICAÇÃO..................................................................................................... 3
1.1 Tema..................................................................................................................... 3
1.2 Equipe responsável.................................................................................................. 3
1.3 Instituição............................................................................................................... 3
2 JUSTIFICATIVA....................................................................................................... 4
3 OBJETIVOS............................................................................................................. 5
3.1 Geral..................................................................................................................... 5
3.2 Específicos............................................................................................................ 5
4 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................ 6
4.1 As
tecnologias de informações (TIC’s) no mundo atual...................................... ........6
4.2 contribuições das TIC’s...........................................................................................6
4.3
Museu: ambiente educativo...................................................................................... 7
5 METODOLOGIA.................................................................................................. ...8
6 RECURSOS........................................................................................................... ..9
6.1 Recursos humanos................................................................................................. 9
6.2 Recursos materiais................................................................................................. 9
7 CRONOGRAMA..................................................................................................... 10
8 AVALIAÇÃO........................................................................................................ ..11
REFERÊNCIA.......................................................................................................... .12
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 Tema
DESVELANDO A CULTURA LOCAL COM A UTILIZAÇÃO DE
TECNOLOGIAS: Caxias Palco da Guerra da Balaiada.
1.2 Equipe responsável
· Cícero
Brito de Andrade
· Conceição
de Maria Rodrigues
· Delcy
Silva
·
Francisco das Chagas Moraes dos Santos
1.3 Instituição
·
Alunos da 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental da
UIM professora Magnólia Hermínia Araújo.
2 JUSTIFICATIVA
Os recursos
tecnológicos contribuem para a qualidade do processo educacional pela suas
características atraentes, e, estimula a busca e construção do conhecimento não
só de conteúdos curriculares, mas também na formação pessoal (ações
atitudinais, de relações, de responsabilidades).
A necessidade dos educandos relacionarem os conteúdos, das disciplinas curriculares do Ensino
Fundamental, ao seu cotidiano dando significado aos mesmos, bem como o uso das
tecnologias, faz-se necessário levá-los a ter um contato mais intimo com o seu próprio
meio, afim de que possam compreender a interdependência, a importância cultural
e histórica de tais conteúdos.
Para um melhor
aproveitamento das potencialidades do aluno e do desenvolvimento de habilidade
e competências, a partir de aprendizagem pela autoria e de experiências,
possibilita oportunidades e dar condições para que o processo educacional se
desenvolva de maneira mais prazerosa, criativa e lúdica.
Tendo em vista a busca de estratégias para facilitar a transmissão,
a assimilação e a construção de conhecimento de forma articulada, multidisciplinar,
propõe-se o projeto: “DESVELANDO A CULTURA LOCAL COM A UTILIZAÇÃO DE
TECNOLOGIAS: Caxias Palco da Guerra da Balaiada”.
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Compreender a cultura local, utilizando as tecnologias
como meio facilitador da aprendizagem dos conteúdos curriculares de forma
interdisciplinar, oferecendo
um tempo/espaço de troca, de construção, de organização coletiva e,
principalmente de apropriação e reconstrução da cultura, que contribua para o
desenvolvimento do raciocínio e capacidade de questionamentos dentro de
temáticas interdisciplinares e cotidianas.
3.2 Específicos
·
Conhecer a história local
como foco da Guerra da Balaiada;
·
Utilizar recursos
tecnológicos para pesquisar e registrar os dados referentes à temática em
questão;
·
Produzir, a partir do
conhecimento adquirido, textos, maquetes e registros de som e imagem;
·
Reconhecer o espaço
geográfico local;
·
Desenvolver raciocínios
matemáticos a partir das construções;
·
Desenvolver
atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele
veiculadas.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 As tecnologias
de informações (TIC’s) no mundo atual
O desenvolvimento tecnológico de informações surge
com novo um centro de referência educacional que transforma o saber ensinar em
saber aprender objetivando preparar os educandos para uma nova forma de pensar
e trabalhar com maior rapidez, renovando o processo de ensino aprendizagem. E,
nesse panorama, a informática surge na educação pela necessidade de se romper
fronteiras, com uma modernidade frente a forma pedagógica educacional,
renovando o trabalho com conteúdos
programáticos, propiciando ao educando, eficiência na construção do
conhecimento, transformando a sala de aula num espaço de interação através de
trocas de experiências.
Uma das características mais
interessantes da Internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados,
de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas
divertidas, informações relevantes. São tantas as conexões possíveis que a
viagem vale por si mesma. Viajar na rede precisa de intuição acurada, de estar
atentos para fazer tentativas no escuro, para acertar e errar. A pesquisa nos
leva a garimpar jóias entre um monte de banalidades, a descobrir pedras
preciosas escondidas no meio de inúmeros sites
publicitários. (MORAN, 1997)
A
Internet proporciona ao processo educacional, novos rumos e novas maneiras de
integrar educandos e educadores num ambiente de mútua aprendizagem e
desenvolvimento intelectual, principalmente as páginas interativas (site). Mas
para se utilizar dessa tecnologia são necessários alguns cuidados na produção
de materiais web, tais como: as questões administrativas, sobre a decisão de
quem terão acesso a todas as páginas e ferramentas e banco de dados do site,
deve-se pensar quem vai atualizar as informações dentro do site, deve ter
critérios de avaliação do documento de hipermídia para detectar se a informação
é autenticar e que tipo de informação está sendo oferecida: lazer,
governamental, pesquisas recentes, comunidades eletrônicas (grupos de
discussões, informativos dirigidos) e é importante lembrar que os sites
educacionais devem viabilizar um direcionamento educacional coerente com os
objetivos que se quer alcançar.
Com o uso da TIC e da Internet pode-se
navegar livremente pelos hipertextos de forma não-seqüencial, sem uma
trajetória predefinida, estabelecer múltiplas conexões, tornar-se mais
participativo, comunicativo e criativo, libertar-se da distribuição homogênea
de informações e assumir a comunicação multidirecional com vistas a tecer a
própria rede de conhecimentos. (ALMEIDA)
4.2
contribuições das TIC’s
O uso da tecnologia é considerado
grande promissor na superação das desigualdades porque no que tange o
aprendizado (REMOLD, 2005):
·
Possui
o potencial de priorizar o tratamento flexível, equalizando a aprendizagem de
acordo com as necessidades individuais, além de possibilitar o ajuste das
transformações da sociedade e escola;
· Pode funcionar para mostrar
situações intangíveis visualmente; para explicar de que maneira certa
informação é representada graficamente;
· Em projetos que requerem o
engajamento ativo do aluno; em atividades que permitem a individualização das
instruções no ritmo de cada aluno e benefícios motivacionais.
4.3
Museu: ambiente educativo
Os
museus devem ser “ambientes educativos” (Guimarães, 2004) propícios à vivência
de experiências significativas em uma abordagem relacional, proporcionando o
desenvolvimento de conhecimentos, opiniões, visões de mundo na perspectiva da
complexidade. Desta forma o Museu deve aliar informação, ensino-aprendizagem e
entretenimento em prol da promoção da ampliação da cultura e construção de
valores que venham possibilitar o aumento do exercício da cidadania.
5 METODOLOGIA
O projeto em questão será
desenvolvido por meio de aulas temáticas, pesquisa na Internet (as sugestões de pesquisa serão
ligadas ao tema Caxias Palco da Guerra da Balaiada); Visita ao museu da Balaiada e locais
históricos, trabalho em grupo (entrevistas, pesquisa bibliográficas, filmagem),
oficina para construção e maquete, socialização e culminância do Projeto.
Apresentar
o conteúdo a partir de desenvolvimento de atividades de construções (Confecção de uma maquete representando o palco da
guerra da Balaiada);
Orientar o aluno quanto às atividades, quando consultado; Acompanhar os alunos
nas visitas programadas e nas atividades que se fizerem necessárias; Analisar
as atividades desenvolvidas pelo aluno
No
laboratório de informática os alunos terão a oportunidade de escrever seus
textos, utilizando o programa BrOfice Writter, ou Word fazerem pesquisas
relacionadas aos conteúdos de aula e postarem suas aprendizagens nos seus blogs
que serão construídos ao longo das aulas.
Os alunos serão norteados no
laboratório de informática para acessarem a INTERNET em duplas utilizando o
programa do Google Earth, para conhecerem a localização geográfica do
palco da Guerra da Balaiada. Em seguida cada dupla criará um álbum com fotos e
mapas sobre a guerra da Balaiada.
Visita ao museu da Balaiada
e locais histórico fazendo registros com uma maquina digital para
posteriormente confeccionar um VCD com imagens tiradas pelos alunos, para expor
na sala de aula.
Disciplinas
|
Atividades
|
Matemática
|
Cronologia;
escala.
|
Português
|
Produção
textual – “A história contada com um novo olhar”
|
História
|
Sujeitos
históricos da Guerra da Balaiada
|
Geografia
|
Construção
de maquete do cenário da guerra e localização da área
|
Arte
|
Artefatos
e relíquias da Guerra (visita ao Museu da Balaiada).
|
Filosofia
|
Reflexão
sobre os ideais dos balaios e do Governo.
|
6 RECURSOS
6.1 Recursos Humanos
Diretores, coordenadores, professores e alunos do Ensino Fundamental da
UIM Professora Magnólia Hermínia Araújo, da UIM Déborah Pereira e da escola CEM
de PNE Maria Luiza.
6.2 Recursos Materiais
·
Câmera fotográfica;
·
Livros didáticos;
·
Gravador;
·
Sala de informática com Internet e impressora.
·
Ônibus para o transporte dos alunos ao museu
·
Câmara filmadora
Kit de materiais para
a maquete
Ord.
|
Item
|
ESPECIFICAÇÃO
|
Quantidade
|
Valor unitário (R$)
|
1.
|
Isopor
|
Folha
|
10
|
|
2.
|
Cola
|
Litro
|
1
|
|
3.
|
Tesoura
|
Unidade
|
10
|
|
4.
|
Papel madeira
|
Folha
|
10
|
|
7 CRONOGRAMA
ATIVIDADE
|
SETEMBRO/ 2009
|
|||||
21
|
23
|
24
|
25
|
28
|
29
|
|
Aulas temáticas
|
X
|
X
|
X
|
|
|
|
Pesquisas bibliográficas
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
Pesquisa na Internet
|
|
X
|
X
|
X
|
|
|
Visita ao Museu da Balaiada
|
|
|
|
X
|
|
|
Entrevista a moradores locais
|
|
|
X
|
X
|
|
|
Oficina para construção de maquetes
|
|
|
|
|
X
|
|
Socialização e culminância do projeto
|
|
|
|
|
|
X
|
8 AVALIAÇÃO
As avaliações da aprendizagem serão realizadas durante
a execução do projeto mediante o desempenho e participação dos sujeitos
envolvidos e
interatividade dos participantes nas ações conjuntas e desempenho na execução
das atividades propostas.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de.
Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/introdutorio/popups/m1_e2_pop_TecnologiaNaEscola.html.
Acessado em agosto de 2009.
BRASIL, Secretaria da Educação
Ensino Médio e Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, geografia e
história -Brasília: MEC/SEF, 2000.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais.
Campinas, Papirus, 2004.
MORAN, José Manuel. Como
utilizar a internet na educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm.
Acessado em agosto de 2009.
REMOLD,
J. M. I. Desigualdade social e novas tecnologias no sistema escolar.
Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS/PPGSA, 2005.
SILVA,
Miriam Godoy Penteado da. O computador na perspectiva do desenvolvimento
profissional do professor. Campinas, SP: UNICAMP, [s.n.], 1997.
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=2DFDC4294244E094F9E986EB6912AD54.
Acessado em agosto de 2009.
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=377DB7B26F5258E4D5CB622EDD46B300.
Acessado no período de 18 a
21 de agosto de 2009.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Balaiada.
Acessado em 21 de agosto de 2009.
http://www.caxias.ma.gov.br/caxias/pontos-turisticos.
Acessado em 21 de agosto de 2009.
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=206.
Acessado de agosto de 2009.
http://www.klepsidra.net/klepsidra5/balaiada.html.
Acessado em agosto de 2009.
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