sábado, 16 de junho de 2012

DESVELANDO A CULTURA LOCAL COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS: Caxias Palco da Guerra da Balaiada.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FORMAÇÃO CONTINUADA MIDIAS NA EDUCAÇÃO

  
DESVELANDO A CULTURA LOCAL COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS: Caxias Palco da Guerra da Balaiada.
  
CÍCERO BRITO DE ANDRADE
CONCEIÇÃO DE MARIA RODRIGUES

 
DELCY SILVA
FRANCISCO DAS CHAGAS MORAES DOS SANTOS


Projeto apresentado ao Ciclo Básico do Curso de Formação Continuada Mídias na Educação, como requisito para a finalização do ciclo.
Orientador: Josenilde Azevedo Pinto



Caxias – MA
2009

 


SUMÁRIO
1 IDENTIFICAÇÃO..................................................................................................... 3
1.1 Tema..................................................................................................................... 3
1.2 Equipe responsável.................................................................................................. 3
1.3 Instituição............................................................................................................... 3
2 JUSTIFICATIVA....................................................................................................... 4
3 OBJETIVOS............................................................................................................. 5
3.1 Geral..................................................................................................................... 5
3.2 Específicos............................................................................................................ 5
4 REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................ 6
4.1 As tecnologias de informações (TIC’s) no mundo atual...................................... ........6
4.2 contribuições das TIC’s...........................................................................................6
4.3 Museu: ambiente educativo...................................................................................... 7
5 METODOLOGIA.................................................................................................. ...8
6 RECURSOS........................................................................................................... ..9
6.1 Recursos humanos................................................................................................. 9
6.2 Recursos materiais................................................................................................. 9
7 CRONOGRAMA..................................................................................................... 10
8 AVALIAÇÃO........................................................................................................ ..11
REFERÊNCIA.......................................................................................................... .12


1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 Tema
DESVELANDO A CULTURA LOCAL COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS: Caxias Palco da Guerra da Balaiada.
1.2 Equipe responsável
·      Cícero Brito de Andrade
·      Conceição de Maria Rodrigues
·      Delcy Silva
·      Francisco das Chagas Moraes dos Santos
1.3 Instituição
·      Alunos da 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental da UIM professora Magnólia Hermínia Araújo.


 2 JUSTIFICATIVA
Os recursos tecnológicos contribuem para a qualidade do processo educacional pela suas características atraentes, e, estimula a busca e construção do conhecimento não só de conteúdos curriculares, mas também na formação pessoal (ações atitudinais, de relações, de responsabilidades).
A necessidade dos educandos relacionarem os conteúdos, das disciplinas curriculares do Ensino Fundamental, ao seu cotidiano dando significado aos mesmos, bem como o uso das tecnologias, faz-se necessário levá-los a ter um contato mais intimo com o seu próprio meio, afim de que possam compreender a interdependência, a importância cultural e histórica de tais conteúdos.
Para um melhor aproveitamento das potencialidades do aluno e do desenvolvimento de habilidade e competências, a partir de aprendizagem pela autoria e de experiências, possibilita oportunidades e dar condições para que o processo educacional se desenvolva de maneira mais prazerosa, criativa e lúdica.
Tendo em vista a busca de estratégias para facilitar a transmissão, a assimilação e a construção de conhecimento de forma articulada, multidisciplinar, propõe-se o projeto: “DESVELANDO A CULTURA LOCAL COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS: Caxias Palco da Guerra da Balaiada”.

 3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Compreender a cultura local, utilizando as tecnologias como meio facilitador da aprendizagem dos conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, oferecendo um tempo/espaço de troca, de construção, de organização coletiva e, principalmente de apropriação e reconstrução da cultura, que contribua para o desenvolvimento do raciocínio e capacidade de questionamentos dentro de temáticas interdisciplinares e cotidianas.
3.2 Específicos
·      Conhecer a história local como foco da Guerra da Balaiada;
·      Utilizar recursos tecnológicos para pesquisar e registrar os dados referentes à temática em questão;
·      Produzir, a partir do conhecimento adquirido, textos, maquetes e registros de som e imagem;
·      Reconhecer o espaço geográfico local;
·      Desenvolver raciocínios matemáticos a partir das construções;
·      Desenvolver atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas.


 4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 As tecnologias de informações (TIC’s) no mundo atual
O desenvolvimento tecnológico de informações surge com novo um centro de referência educacional que transforma o saber ensinar em saber aprender objetivando preparar os educandos para uma nova forma de pensar e trabalhar com maior rapidez, renovando o processo de ensino aprendizagem. E, nesse panorama, a informática surge na educação pela necessidade de se romper fronteiras, com uma modernidade frente a forma pedagógica educacional, renovando  o trabalho com conteúdos programáticos, propiciando ao educando, eficiência na construção do conhecimento, transformando a sala de aula num espaço de interação através de trocas de experiências.
Uma das características mais interessantes da Internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes. São tantas as conexões possíveis que a viagem vale por si mesma. Viajar na rede precisa de intuição acurada, de estar atentos para fazer tentativas no escuro, para acertar e errar. A pesquisa nos leva a garimpar jóias entre um monte de banalidades, a descobrir pedras preciosas escondidas no meio de inúmeros sites publicitários. (MORAN, 1997)
A Internet proporciona ao processo educacional, novos rumos e novas maneiras de integrar educandos e educadores num ambiente de mútua aprendizagem e desenvolvimento intelectual, principalmente as páginas interativas (site). Mas para se utilizar dessa tecnologia são necessários alguns cuidados na produção de materiais web, tais como: as questões administrativas, sobre a decisão de quem terão acesso a todas as páginas e ferramentas e banco de dados do site, deve-se pensar quem vai atualizar as informações dentro do site, deve ter critérios de avaliação do documento de hipermídia para detectar se a informação é autenticar e que tipo de informação está sendo oferecida: lazer, governamental, pesquisas recentes, comunidades eletrônicas (grupos de discussões, informativos dirigidos) e é importante lembrar que os sites educacionais devem viabilizar um direcionamento educacional coerente com os objetivos que se quer alcançar.
Com o uso da TIC e da Internet pode-se navegar livremente pelos hipertextos de forma não-seqüencial, sem uma trajetória predefinida, estabelecer múltiplas conexões, tornar-se mais participativo, comunicativo e criativo, libertar-se da distribuição homogênea de informações e assumir a comunicação multidirecional com vistas a tecer a própria rede de conhecimentos. (ALMEIDA)
4.2 contribuições das TIC’s
O uso da tecnologia é considerado grande promissor na superação das desigualdades porque no que tange o aprendizado (REMOLD, 2005):
·      Possui o potencial de priorizar o tratamento flexível, equalizando a aprendizagem de acordo com as necessidades individuais, além de possibilitar o ajuste das transformações da sociedade e escola;
·      Pode funcionar para mostrar situações intangíveis visualmente; para explicar de que maneira certa informação é representada graficamente;
·      Em projetos que requerem o engajamento ativo do aluno; em atividades que permitem a individualização das instruções no ritmo de cada aluno e benefícios motivacionais.
4.3 Museu: ambiente educativo
Os museus devem ser “ambientes educativos” (Guimarães, 2004) propícios à vivência de experiências significativas em uma abordagem relacional, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos, opiniões, visões de mundo na perspectiva da complexidade. Desta forma o Museu deve aliar informação, ensino-aprendizagem e entretenimento em prol da promoção da ampliação da cultura e construção de valores que venham possibilitar o aumento do exercício da cidadania.


5 METODOLOGIA
O projeto em questão será desenvolvido por meio de aulas temáticas, pesquisa na Internet (as sugestões de pesquisa serão ligadas ao tema Caxias Palco da Guerra da Balaiada); Visita ao museu da Balaiada e locais históricos, trabalho em grupo (entrevistas, pesquisa bibliográficas, filmagem), oficina para construção e maquete, socialização e culminância do Projeto.
Apresentar o conteúdo a partir de desenvolvimento de atividades de construções (Confecção de uma maquete representando o palco da guerra da Balaiada); Orientar o aluno quanto às atividades, quando consultado; Acompanhar os alunos nas visitas programadas e nas atividades que se fizerem necessárias; Analisar as atividades desenvolvidas pelo aluno
No laboratório de informática os alunos terão a oportunidade de escrever seus textos, utilizando o programa BrOfice Writter, ou Word fazerem pesquisas relacionadas aos conteúdos de aula e postarem suas aprendizagens nos seus blogs que serão construídos ao longo das aulas.
Os alunos serão norteados no laboratório de informática para acessarem a INTERNET em duplas utilizando o programa do Google Earth, para conhecerem a localização geográfica do palco da Guerra da Balaiada. Em seguida cada dupla criará um álbum com fotos e mapas sobre a guerra da Balaiada.
Visita ao museu da Balaiada e locais histórico fazendo registros com uma maquina digital para posteriormente confeccionar um VCD com imagens tiradas pelos alunos, para expor na sala de aula.
Disciplinas
Atividades
Matemática
Cronologia; escala.
Português
Produção textual – “A história contada com um novo olhar”
História
Sujeitos históricos da Guerra da Balaiada
Geografia
Construção de maquete do cenário da guerra e localização da área
Arte
Artefatos e relíquias da Guerra (visita ao Museu da Balaiada).
Filosofia
Reflexão sobre os ideais dos balaios e do Governo.

6 RECURSOS
6.1 Recursos Humanos
Diretores, coordenadores, professores e alunos do Ensino Fundamental da UIM Professora Magnólia Hermínia Araújo, da UIM Déborah Pereira e da escola CEM de PNE Maria Luiza.

6.2 Recursos Materiais
·      Câmera fotográfica;
·      Livros didáticos;
·      Gravador;
·      Sala de informática com Internet e impressora.
·      Ônibus para o transporte dos alunos ao museu
·      Câmara filmadora

Kit de materiais para a maquete
Ord.
Item
ESPECIFICAÇÃO
Quantidade
Valor unitário (R$)
1.                
Isopor
Folha
10

2.                
Cola
Litro
1

3.                
Tesoura
Unidade
10

4.                
Papel madeira
Folha
10



 7 CRONOGRAMA

ATIVIDADE
SETEMBRO/ 2009
21
23
24
25
28
29
Aulas temáticas
X
X
X



Pesquisas bibliográficas

X
X
X


Pesquisa na Internet

X
X
X


Visita ao Museu da Balaiada



X


Entrevista a moradores locais


X
X


Oficina para construção de maquetes




X

Socialização e culminância do projeto





X



 8 AVALIAÇÃO
As avaliações da aprendizagem serão realizadas durante a execução do projeto mediante o desempenho e participação dos sujeitos envolvidos e interatividade dos participantes nas ações conjuntas e desempenho na execução das atividades propostas.

 REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/introdutorio/popups/m1_e2_pop_TecnologiaNaEscola.html. Acessado em agosto de 2009.

BRASIL, Secretaria da Educação Ensino Médio e Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, geografia e história -Brasília: MEC/SEF, 2000.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas, Papirus, 2004.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a internet na educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm. Acessado em agosto de 2009.
REMOLD, J. M. I. Desigualdade social e novas tecnologias no sistema escolar. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS/PPGSA, 2005.
SILVA, Miriam Godoy Penteado da. O computador na perspectiva do desenvolvimento profissional do professor. Campinas, SP: UNICAMP, [s.n.], 1997.
http://eproinfo.mec.gov.br/fra_def.php?sid=377DB7B26F5258E4D5CB622EDD46B300. Acessado no período de 18 a 21 de agosto de 2009.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Balaiada. Acessado em 21 de agosto de 2009.
http://www.caxias.ma.gov.br/caxias/pontos-turisticos. Acessado em 21 de agosto de 2009.
http://www.historiadobrasil.net/balaiada. Acessado em agosto de 2009.   

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