sábado, 16 de junho de 2012

DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO E DE HISTÓRIAS NAS ONDAS DOS RÁDIOS O PROJETO SERÁ IMPLANTADO NA ESCOLA UIM JOSÉ CASTRO. profº Cicero Brito de Andrade


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO DE ENSINO Á DISTÃNCIA- NEAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - SEED/MEC


CÍCERO BRITO DE ANDRADE




DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO E DE HISTÓRIAS NAS ONDAS DOS RÁDIOS
O PROJETO SERÁ IMPLANTADO NA ESCOLA UIM JOSÉ CASTRO

Pré-Projeto apresentado a Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo intermediário Mídia rádio como requisito para avaliação da atividade 5.

Profª Tutora: Ana Luzia de Sá Magalhães




Caxias/MA
2010

SUMÁRIO

I IDENTIFICAÇÃO............................................................................................04
1.1 Tema.........................................................................................................04
1.2 Cursista ...................................................................................................04
1.3 Módulo.....................................................................................................04
1.4 Tutora.......................................................................................................04
1.5 Área do conhecimento..........................................................................04
2 JUSTIFICATIVA............................................................................................05
3 OBJETIVOS.................................................................................................06
3.1 Geral ........................................................................................................06
3.2 Específicos .............................................................................................06
4 MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS.......................................07
5 METOLOGIAS..............................................................................................08
6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES................................................................09
REFERÊNCIAS...............................................................................................10

  
1 IDENTIFICAÇÃO:                                                                                                 04
1.1 Tema:
Difusão da informação e de histórias nas ondas dos rádios.

1.2 Cursista:
Cícero Brito de Andrade

1.3 Módulo:
 Intermediário Mídia Rádio

1.4 Tutora:
Ana Luzia de Sá Magalhães

1.5 Área do Conhecimento:
Projeto Interdisciplinar envolvendo as áreas: Língua Português; Geografia; História; Ensino Religioso, Ciências; Artes.


 2 JUSTIFICATIVA                                                                                                    05

A história do rádio no Brasil está diretamente relacionada a aspectos culturais, econômicos e políticos do país, desde sua efetiva implementação nas primeiras décadas do século XX. O potencial educativo e pedagógico do rádio é de grande relevancia para a escola. A literatura infantil é um dos suportes básicos para o desenvolvimento do processo criativo, pois ela oferece ao leitor uma bagagem de conhecimentos e informações capaz de provocar uma ação criadora.  No contato com histórias lidas ou ouvidas, a criança vai adquirindo novas experiências.  Daí a importância de ler e contar histórias para crianças desde seus primeiros anos de vida e estimular a leitura para que, além de ler e desfrutar do prazer de ler, elas adquiram os recursos importantes para o desenvolvimento de sua fantasia e criatividade.
Portanto o uso do rádio na escola pode desenvolver ações, que mobilize a difusão da informação e comunicação, despertando assim o prazer em ler e ouvir histórias no processo ensino aprendizagem no ensino fundamental. O prazer em ler e ouvir estórias inicia-se quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a história que transcende em seu pensamento imaginário despertando assim o prazer em conhecer um novo mundo que estão nos livros. Dessa forma o rádio se torna um meio facilitador no processo ensino aprendizagem.  

3 OBJETIVOS:                                                                                                    06
3.1 Geral:
Ø  Desenvolver ações, com utilização e mobilização da rádio escola na difusão da informação e comunicação, despertando o prazer em ler e ouvir histórias no processo ensino aprendizagem no ensino fundamental.

3.2 Específicos:
Ø  Promover a integração da escola com a comunidade por meio da Rádio;
Ø  Criar um canal de divulgação e de produção cultural para jovens através do rádio;
Ø  Conhecer as principais rádios online de sua cidade, estado e País;
Ø  Conhecer os grandes clássicos das histórias infantis através do rádio;
Ø  Utilizar a Internet Explorer para pesquisar sobre as historias infantis e sobre os na atualidade rádios;
Ø  Utilizar o Sistema Operacional LINUX EDUCACIONAL ou WINDOWS XP com seus aplicativos: Writer ou Word para a produção de textos relacionados as historias infantis e aos rádios;
Ø  Conhecer a arte de ilustrações de histórias.

 4 MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS                                             07
Ø  01 computador acesso a Internet;
Ø  01 Caixa amplificada com microfone;
Ø  01 Mesa de Som;
Ø  01 Transmissor ou amplificador;
Ø  01 CD Player;
Ø  Caixas de Som;
Ø  01 aparelho de rádio;
Ø  01 TV e aparelho de DVD;
Ø  01 SVCD com histórias infantis;
Ø  01 CD com histórias infantis

 5 METOLOGIAS:                                                                                              08
O projeto “Difusão da informação e de histórias nas ondas dos rádios”. Segue as seguintes ações:
Reuniões para conhecer a relevância da implantação do projeto Rádio na Escola destacando a integração da comunidade escolar;
Visitar uma rádio local para conhecer os equipamentos e seu funcionamento
Compra das mídias e tecnologias que serão utilizadas;
Capacitação de professores que iriam utilizar os equipamentos, que serão multiplicadores para os demais;
Organização da programação selecionar os tipos de programas que serão apresentados inicialmente em dias e horários a serem planejados.
Pesquisa no site http://www.radios.com.br/novo/estados, que disponibiliza, várias rádios online;
Pesquisa sobre o histórico do radio em vários sites;
Pesquisar sobre Monteiro Lobato e os contadores de histórias: no site http://sitio.globo.com/Sitio/br para conhecerem os personagens do sítio do Pica-pau amarelo.
Produção de ilustração a parte das histórias contadas;
Interpretação oral dos acontecimentos de cada história;
Interpretação escrita destacando os personagens e suas ações durante cada história;
Produção textual da mensagem de cada história utilizando BrOfice Writter, ou Word.
     
6 CRONOGRAMA:                                                                                             09
ATIVIDADES
PRIMEIRA ETAPA
SEGUNDA ETAPA:
TERCEIRA ETAPA:
QUARTA ETAPA:
Apresentação do projeto
X



Reuniões
x



Visitar uma rádio local

x


Compra dos equipamentos

x


Capacitação de professores


x

Organização da programação


x

Pesquisas na internet



X
Histórias contadas no SVCD:



X
Histórias ouvidas no CD



X
Produção de ilustração



X
Produção de textos



X

 REFERÊNCIAS:                                                                                                10
CONSANI, Marciel. Rádio na Escola: Não é ainda, mas poderia ser… Disponível em: <http://200.130.6.210/webfolio/Mod82753/radionaescola.htm>. Acesso em: 23 jan. 2010.

PROJETO Rádio Escola. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/default.asp>. Acesso em: 23 jan. 2010.

A RÁDIO na Escola. Projeto rádio na escola. Disponível em:<http://radiofonicaescolar.blogspot.com/>. Acesso em: 23 jan. 2010.

PROJETO Rádio na Escola. Projeto de implantação de rádio em escola. Disponível em: <http://midiaselene.pbworks.com/Projeto%20R%C3%A1dio%20na%20Escola>. Acesso em: 23 jan. 2010.

POLÍTICAS Públicas. Radio e escola, uma sintonia fina. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/gestao-democratica/radio-escola-sintonia-fina-425403.shtml>. Acesso em: 23 jan 2010.

MÍDIAS na Educação. Correndo em busca do projeto rádio escola. Disponível em: <http://blogquest-educa.blogspot.com/2009/01/blog-post.html>. Acesso em: 23 jan. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário