UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E
PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO DE ENSINO Á DISTÃNCIA- NEAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
- SEED/MEC
CÍCERO BRITO DE ANDRADE
DIFUSÃO
DA INFORMAÇÃO E DE HISTÓRIAS NAS ONDAS DOS RÁDIOS
O
PROJETO SERÁ IMPLANTADO NA ESCOLA UIM JOSÉ CASTRO
Pré-Projeto
apresentado a Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à
Distância, no Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo
intermediário Mídia rádio como requisito para avaliação da atividade 5.
Profª Tutora: Ana Luzia de Sá Magalhães
Caxias/MA
2010
SUMÁRIO
I IDENTIFICAÇÃO............................................................................................04
1.1 Tema.........................................................................................................04
1.2 Cursista ...................................................................................................04
1.3 Módulo.....................................................................................................04
1.4 Tutora.......................................................................................................04
1.5 Área do conhecimento..........................................................................04
2 JUSTIFICATIVA............................................................................................05
3 OBJETIVOS.................................................................................................06
3.1 Geral ........................................................................................................06
3.2 Específicos .............................................................................................06
4 MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM
UTILIZADAS.......................................07
5 METOLOGIAS..............................................................................................08
6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES................................................................09
REFERÊNCIAS...............................................................................................10
1 IDENTIFICAÇÃO: 04
1.1 Tema:
Difusão
da informação e de histórias nas ondas dos rádios.
1.2 Cursista:
Cícero
Brito de Andrade
1.3 Módulo:
Intermediário
Mídia Rádio
1.4
Tutora:
Ana
Luzia de Sá Magalhães
1.5 Área do Conhecimento:
Projeto
Interdisciplinar envolvendo as áreas: Língua Português; Geografia; História;
Ensino Religioso, Ciências; Artes.
2 JUSTIFICATIVA
05
A história do
rádio no Brasil está diretamente relacionada a aspectos culturais, econômicos e
políticos do país, desde sua efetiva implementação nas primeiras décadas do
século XX. O potencial educativo e pedagógico do rádio é de grande relevancia
para a escola. A
literatura infantil é um dos suportes básicos para o desenvolvimento do
processo criativo, pois ela oferece ao leitor uma bagagem de conhecimentos e
informações capaz de provocar uma ação criadora. No contato com histórias lidas ou ouvidas, a
criança vai adquirindo novas experiências.
Daí a importância de ler e contar histórias para crianças desde seus
primeiros anos de vida e estimular a leitura para que, além de ler e desfrutar
do prazer de ler, elas adquiram os recursos importantes para o desenvolvimento
de sua fantasia e criatividade.
Portanto
o uso do rádio na escola pode desenvolver ações, que mobilize a difusão da
informação e comunicação, despertando assim o prazer em ler e ouvir histórias
no processo ensino aprendizagem no ensino fundamental. O prazer em ler e ouvir
estórias inicia-se quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas
que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que
fascinam. É a história que transcende em seu pensamento imaginário despertando
assim o prazer em conhecer um novo mundo que estão nos livros. Dessa forma o
rádio se torna um meio facilitador no processo ensino aprendizagem.
3
OBJETIVOS: 06
3.1
Geral:
Ø
Desenvolver
ações, com utilização e mobilização da rádio escola na difusão da informação e
comunicação, despertando o prazer em ler e ouvir histórias no processo ensino
aprendizagem no ensino fundamental.
3.2
Específicos:
Ø
Promover
a integração da escola com a comunidade por meio da Rádio;
Ø
Criar
um canal de divulgação e de produção cultural para jovens através do rádio;
Ø Conhecer as principais rádios online
de sua cidade, estado e País;
Ø Conhecer os grandes clássicos das
histórias infantis através do rádio;
Ø Utilizar a Internet Explorer para
pesquisar sobre as historias infantis e sobre os na atualidade rádios;
Ø Utilizar o Sistema Operacional LINUX
EDUCACIONAL ou WINDOWS XP com seus aplicativos: Writer ou Word para a produção
de textos relacionados as historias infantis e aos rádios;
Ø Conhecer a arte de ilustrações de
histórias.
4 MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM
UTILIZADAS 07
Ø
01 computador acesso a Internet;
Ø
01 Caixa amplificada com microfone;
Ø 01 Mesa de Som;
Ø 01 Transmissor ou amplificador;
Ø 01 CD Player;
Ø Caixas de Som;
Ø 01 aparelho de rádio;
Ø 01 TV e aparelho de DVD;
Ø
01 SVCD com histórias infantis;
Ø
01 CD com histórias infantis
O projeto “Difusão da informação e de histórias
nas ondas dos rádios”. Segue as seguintes ações:
Reuniões
para conhecer a relevância da implantação do projeto Rádio na Escola destacando
a integração da comunidade escolar;
Visitar
uma rádio local para conhecer os equipamentos e seu funcionamento
Compra
das mídias e tecnologias que serão utilizadas;
Capacitação
de professores que iriam utilizar os equipamentos, que serão multiplicadores
para os demais;
Organização
da programação selecionar os tipos de programas que serão apresentados
inicialmente em dias e horários a serem planejados.
Pesquisa no site http://www.radios.com.br/novo/estados,
que disponibiliza, várias rádios online;
Pesquisa
sobre o histórico do radio em vários sites;
Pesquisar
sobre Monteiro Lobato e os contadores de histórias: no site http://sitio.globo.com/Sitio/br para
conhecerem os personagens do sítio do Pica-pau amarelo.
Produção
de ilustração a parte das histórias contadas;
Interpretação
oral dos acontecimentos de cada história;
Interpretação
escrita destacando os personagens e suas ações durante cada história;
Produção
textual da mensagem de cada história utilizando BrOfice Writter, ou Word.
6
CRONOGRAMA: 09
ATIVIDADES
|
PRIMEIRA ETAPA
|
SEGUNDA ETAPA:
|
TERCEIRA ETAPA:
|
QUARTA ETAPA:
|
Apresentação do projeto
|
X
|
|
|
|
Reuniões
|
x
|
|
|
|
Visitar
uma rádio local
|
|
x
|
|
|
Compra
dos equipamentos
|
|
x
|
|
|
Capacitação
de professores
|
|
|
x
|
|
Organização
da programação
|
|
|
x
|
|
Pesquisas na internet
|
|
|
|
X
|
Histórias contadas no SVCD:
|
|
|
|
X
|
Histórias
ouvidas no CD
|
|
|
|
X
|
Produção
de ilustração
|
|
|
|
X
|
Produção de textos
|
|
|
|
X
|
REFERÊNCIAS: 10
CONSANI,
Marciel. Rádio na Escola: Não é ainda, mas poderia ser… Disponível
em: <http://200.130.6.210/webfolio/Mod82753/radionaescola.htm>.
Acesso em: 23 jan. 2010.
PROJETO Rádio Escola. Disponível
em: <http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/default.asp>.
Acesso em: 23 jan. 2010.
A RÁDIO na Escola. Projeto rádio na escola. Disponível
em:<http://radiofonicaescolar.blogspot.com/>.
Acesso em: 23 jan. 2010.
PROJETO Rádio na Escola. Projeto de implantação de rádio em escola. Disponível em: <http://midiaselene.pbworks.com/Projeto%20R%C3%A1dio%20na%20Escola>.
Acesso em: 23 jan. 2010.
POLÍTICAS Públicas. Radio e escola, uma sintonia fina.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/gestao-democratica/radio-escola-sintonia-fina-425403.shtml>.
Acesso em: 23 jan 2010.
MÍDIAS na Educação. Correndo em busca do projeto rádio escola.
Disponível em: <http://blogquest-educa.blogspot.com/2009/01/blog-post.html>.
Acesso em: 23 jan. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário