UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 2 – INFORMÁTICA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 2 – INFORMÁTICA
CÍCERO BRITO DE ANDRADE
O COMPUTADOR E SEU FUNCIONAMENTO
Atividade apresentada ao Curso de
Formação Continuada em Mídias na Educação, referente à Biblioteca Etapa 1 para a obtenção de nota.
Tutora: Profª. Josenilde Azevedo
Pinto
CAXIAS-MA
2009
INTRODUÇÃO:
Este trabalho contém uma
atividade que consisti em especificar um computador para o laboratório de uma escola.
2 COMENTÁRIOS:
Em um
computador, podemos destacar duas partes: a estrutura física e a parte lógica.
A física, ou seja, tudo aquilo que podemos tocar é chamado de HARDWARE. Essa
parte executa as instruções da parte lógica para gerar a saída ou a entrada de
informações de dados. Já o SOFTWARE é o
conjunto de programas executados no computador.
A escolha de um computador
para o laboratório de informática:
Ø Sistema
operacional – Windows XP
Ø Memória
RAM – 1 pente de
memória de 1Gb, a memória é utilizada pelo processador como um meio rápido e
temporário para a contenção de informações (dados e programas)
Ø Processador – Celeron, Pentium ou Core 2 Duo (Intel),
o processador (ou CPU) é a parte principal do hardware do computador, sendo
considerado o “cérebro” do computador.
Ø Freqüência
do processador – 1,6 a 2,0 GHz.
Ø Placa-mãe: Onboard com interfaces básicas de
vídeos e som, nesse tipo de placa alguns componentes internos ao computador,
como as placas de vídeo, de som, do modem e de rede vêm embutidos na placa mãe.
Ø HD
– SATA: de 80 a 160 Gb.
Ø Gabinete
com fonte entre 400 a 450 de taxa nominal,
Ø Teclado,
mouse óptico e monitor convencional CRT;
Ø Leitor
para cartões de memória;
Ø Unidade
de leitura e gravadora óptica
(CD-ROM e DVD)
Ø
Impressora
multifuncional da HP, Photosmart, C7280,
que dispensa o uso do computador
para fazer algumas funções;
Ø
Webcam: é uma câmera de vídeo de baixo custo
que capta imagens.
CONCLUSÃO:
Atualmente,
todo cidadão, em qualquer atividade que seja, precisa ter conhecimento de informática
básica, pois o computador é vital em todos os processos de comunicação. Não há
um setor sequer da atividade humana em que ele possa ser dispensado. Portanto para
escolher um computador para uma escola é fundamental fazer um bom planejamento
para comprar uma verdadeira máquina. Tal medida irá evitar futuras dores de
cabeças, decorrentes de compras mal-sucedidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação Referenciais e Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
OLIVEIRA, Renato da
Silva, Minidicionário compacto de
informática. 2. ed. Atual – São Paulo: Rideel, 1999.
http://www.montagem, manutenção e instalação de computadores. Ed. Escala. São Paulo:
2008
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.php
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