sábado, 16 de junho de 2012

O COMPUTADOR E SEU FUNCIONAMENTO


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
 NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 2 – INFORMÁTICA

CÍCERO BRITO DE ANDRADE

O COMPUTADOR E SEU FUNCIONAMENTO

Atividade apresentada ao Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação, referente à Biblioteca Etapa 1 para a obtenção de nota.
Tutora: Profª. Josenilde Azevedo Pinto


CAXIAS-MA
2009
 INTRODUÇÃO:
Este trabalho contém uma atividade que consisti em especificar um computador para o laboratório de uma escola.


2 COMENTÁRIOS:
Em um computador, podemos destacar duas partes: a estrutura física e a parte lógica. A física, ou seja, tudo aquilo que podemos tocar é chamado de HARDWARE. Essa parte executa as instruções da parte lógica para gerar a saída ou a entrada de informações de dados.  Já o SOFTWARE é o conjunto de programas executados no computador.
A escolha de um computador para o laboratório de informática:
Ø  Sistema operacional – Windows XP
Ø  Memória RAM – 1 pente de memória de 1Gb, a memória é utilizada pelo processador como um meio rápido e temporário para a contenção de informações (dados e programas)
Ø  Processador – Celeron, Pentium ou Core 2 Duo (Intel), o processador (ou CPU) é a parte principal do hardware do computador, sendo considerado o “cérebro” do computador.
Ø  Freqüência do processador1,6 a 2,0 GHz.
Ø  Placa-mãe: Onboard com interfaces básicas de vídeos e som, nesse tipo de placa alguns componentes internos ao computador, como as placas de vídeo, de som, do modem e de rede vêm embutidos na placa mãe.
Ø  HD – SATA: de 80 a 160 Gb.
Ø  Gabinete com fonte entre 400 a 450 de taxa nominal,
Ø  Teclado, mouse óptico e monitor convencional CRT;
Ø  Leitor para cartões de memória;
Ø  Unidade de leitura e gravadora óptica (CD-ROM e DVD)
Ø  Impressora  multifuncional da HP, Photosmart, C7280, que dispensa o uso do computador para fazer algumas funções;
Ø  Webcam: é uma câmera de vídeo de baixo custo que capta imagens.



CONCLUSÃO:

Atualmente, todo cidadão, em qualquer atividade que seja, precisa ter conhecimento de informática básica, pois o computador é vital em todos os processos de comunicação. Não há um setor sequer da atividade humana em que ele possa ser dispensado. Portanto para escolher um computador para uma escola é fundamental fazer um bom planejamento para comprar uma verdadeira máquina. Tal medida irá evitar futuras dores de cabeças, decorrentes de compras mal-sucedidas.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação Referenciais e Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
OLIVEIRA, Renato da Silva, Minidicionário compacto de informática. 2. ed. Atual – São Paulo: Rideel, 1999.
http://www.montagem, manutenção e instalação de computadores. Ed. Escala. São Paulo: 2008
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário