UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 3 – TV E VÍDEO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 3 – TV E VÍDEO
CÍCERO BRITO DE ANDRADE
ROTEIRO
Atividade apresentada ao Curso de
Formação Continuada em Mídias na Educação, referente à Biblioteca Etapa 1 módulo 3 -TV e vídeo para a obtenção de
nota.
Tutora: Profª. Josenilde Azevedo
Pinto
CAXIAS-MA
2009
1 - INTRODUÇÃO:
Este trabalho contém uma atividade
obrigatória que consisti em elaborar um pequeno roteiro onde será descrito as
ações que acontecem no vídeo Lançamento oblíquo.
2 - DETALHAMENTO DO VÍDEO:
Vídeo: Lançamento oblíquo;
Modalidade: Ensino Médio;
Disciplina: Física;
Conteúdos: Movimento, variações e conservações;
Objetivo: Analisar o comportamento das
componentes da velocidade durante o lançamento oblíquo de um corpo;
Idioma: Português;
País: Brasil;
Data
de publicação:
11/03/2009;
Duração: 6 minutos e 18 segundos;
Autor: Flavio Edviges Souza Cunha;
Resumo: O vídeo apresenta o estudo da
variação da velocidade durante o lançamento oblíquo de um corpo.
3 - ROTEIRO
DO VÍDEO: LANÇAMENTO OBLIQUO:
Cena
1 - Apresentação:
Nome do autor, arremesso da bolinha;
Cena
2 - Comparação entre
Lançamento horizontal e queda livre dos corpos;
Cena
3 - Outro arremesso
da bolinha com o movimento vertical e horizontal, relacionando ao tempo de
queda entre os dois movimentos;
Cena
4 - Detalhamento sobre
a independência de velocidades dos movimentos, vertical e horizontal;
Cena
5 - Outro arremesso
destacando os vetores vertical e horizontal, relacionando a distancia
percorrida;
Cena
6 - descreve os
vetores horizontal e vertical e suas posições de acordo com o tempo de seu
deslocamento;
Cena
7 - Lançamento
Oblíquo;
Cena
8 - Movimento obliquo
e vertical com duas bolas destacando os tipos de movimentos ao tempo de queda
para mostrar a independência entre os dois movimentos;
Cena
9 - Movimento em uma
rampa no sentido obliquo e no sentido vertical com duas bolas, demonstrando a
igualdade entre os dois movimentos;
Cena
10 - Descreve a
decomposição da velocidade inicial;
Cena
11 - Demonstração dos
vetores do movimento vertical e a variação em função do tempo. Destacam percepção da independência dos
movimentos;
Cena
12 - Estuda o vetor do
movimento horizontal, demonstrando a forma constante do mesmo;
Cena
13 - Estudo dos
vetores das posições no movimento horizontal uniforme e a equações usadas para
o cálculo do espaço em função da velocidade e tempo;
Cena
14 - Estudo do
movimento na vertical;
Cena
15 - Apresenta os
vetores dos movimentos, horizontal e vertical, e, seu vetor total de movimento;
Cena
16 - Apresenta as fórmulas
para a resolução de calculo do alcance do projétil;
Cena
final - Apresenta sugestão
de exercícios do conteúdo estudado.
4-
CONCLUSÃO:
O
estudo do vídeo através de roteiro possibilita um melhor aproveitamento do
conteúdo didático de forma planejada, facilitando assim o processo ensino
aprendizagem. Nós enquanto pesquisadores devemos explorar o potencial dos
Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo) Além de ter autonomia para criar e
produzir, vídeos que abordem nosso cotidiano usando diferentes mídias.
REFERÊNCIAS
CUNHA, Flávio Edvirges Souza da.: www.fisicareal.com/lan%E7Obl.html> Acesso em
: 29 de Maio 2009
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br > Acesso em: 30 de Maio 2009
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipédia.org.br > Acesso em: 28 de Maio 2009
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.php
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