sábado, 16 de junho de 2012

ROTEIRO


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
 NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 3 –
TV E VÍDEO

CÍCERO BRITO DE ANDRADE


 ROTEIRO

Atividade apresentada ao Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação, referente à Biblioteca Etapa 1 módulo 3 -TV e vídeo para a obtenção de nota.
Tutora: Profª. Josenilde Azevedo Pinto



CAXIAS-MA
2009
1 - INTRODUÇÃO:
Este trabalho contém uma atividade obrigatória que consisti em elaborar um pequeno roteiro onde será descrito as ações que acontecem no vídeo Lançamento oblíquo.

 2 - DETALHAMENTO DO VÍDEO:
Vídeo: Lançamento oblíquo;
Modalidade: Ensino Médio;
Disciplina: Física;
Conteúdos: Movimento, variações e conservações;
Objetivo: Analisar o comportamento das componentes da velocidade durante o lançamento oblíquo de um corpo;
Idioma: Português;
País: Brasil;
Data de publicação: 11/03/2009;
Duração: 6 minutos e 18 segundos;
Autor: Flavio Edviges Souza Cunha;
Resumo: O vídeo apresenta o estudo da variação da velocidade durante o lançamento oblíquo de um corpo.

3 - ROTEIRO DO VÍDEO: LANÇAMENTO OBLIQUO:

Cena 1 - Apresentação: Nome do autor, arremesso da bolinha;
Cena 2 - Comparação entre Lançamento horizontal e queda livre dos corpos;
Cena 3 - Outro arremesso da bolinha com o movimento vertical e horizontal, relacionando ao tempo de queda entre os dois movimentos;
Cena 4 - Detalhamento sobre a independência de velocidades dos movimentos, vertical  e horizontal;
Cena 5 - Outro arremesso destacando os vetores vertical e horizontal, relacionando a distancia percorrida;
Cena 6 - descreve os vetores horizontal e vertical e suas posições de acordo com o tempo de seu deslocamento;
Cena 7 - Lançamento Oblíquo;
Cena 8 - Movimento obliquo e vertical com duas bolas destacando os tipos de movimentos ao tempo de queda para mostrar a independência entre os dois movimentos;
Cena 9 - Movimento em uma rampa no sentido obliquo e no sentido vertical com duas bolas, demonstrando a igualdade entre os dois movimentos;
Cena 10 - Descreve a decomposição da velocidade inicial;
Cena 11 - Demonstração dos vetores do movimento vertical e a variação em função do tempo.  Destacam percepção da independência dos movimentos;
Cena 12 - Estuda o vetor do movimento horizontal, demonstrando a forma constante do mesmo;
Cena 13 - Estudo dos vetores das posições no movimento horizontal uniforme e a equações usadas para o cálculo do espaço em função da velocidade e tempo;
Cena 14 - Estudo do movimento na vertical;
Cena 15 - Apresenta os vetores dos movimentos, horizontal e vertical, e, seu vetor total de movimento;
Cena 16 - Apresenta as fórmulas para a resolução de calculo do alcance do projétil;
Cena final - Apresenta sugestão de exercícios do conteúdo estudado.
                                
4- CONCLUSÃO:

O estudo do vídeo através de roteiro possibilita um melhor aproveitamento do conteúdo didático de forma planejada, facilitando assim o processo ensino aprendizagem. Nós enquanto pesquisadores devemos explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo) Além de ter autonomia para criar e produzir, vídeos que abordem nosso cotidiano usando diferentes mídias.


REFERÊNCIAS

CUNHA, Flávio Edvirges Souza da.: www.fisicareal.com/lan%E7Obl.html>  Acesso em :  29 de Maio 2009
PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br  > Acesso em: 30 de Maio 2009
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipédia.org.br >  Acesso em: 28 de Maio 2009
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.php


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