UNIVERSIDADE
FEDERAL DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA
DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO
DE ENSINO À DISTÂNCIA - NEAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - SEED/MEC
CICERO
BRITO DE ANDRADE
UNIDADE I – Gestão do Sistema Midiático
Atividade apresentada à Universidade
Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação
Continuada em Mídias na Educação no Módulo: Planejamento, Gestão e Avaliação do
Uso das Mídias na Educação.
Prof.ª
Tutora: Bárbara Souza Lima
Caxias
- MA
2011
UNIDADE I – Gestão do Sistema Midiático
Atualmente,
a noção de gestão no âmbito das organizações engloba os processos sociais que
nelas se desenvolvem e as complexas relações que se estabelecem em seu interior
e exterior. Gestão organizacional passou a ser um conceito abrangente e
dinâmico, que extrapola a concepção de organização administrada como máquina e
se aproxima dos paradigmas associados à sociedade da informação e às mudanças
de suas práticas com o intenso uso das tecnologias de informação e comunicação,
o que gera uma outra dimensão da gestão, que trata da gestão de informações e
conhecimentos (Vieira, Almeida e Alonso, 2003).
A
gestão democrática na escola U. I. M. José Castro localizada na
(Latitude 4º 52' 55. 26''. Longitude 43º 21' 51. 29" W. Com elevação do
relevo 84 metros) cidade de Caxías-MA, atende as modalidades do1ª ao 9ª ano do
ensino fundamental nos turnos matutino e vespertino, tem em seu quadro
docente e administrativo pessoal graduado e Especialistas. A participação da
comunidade na escola é ativa
principalmente reuniões e atividades
pedagógicas.
Em
relação aos recursos áudio visuais a escola disponibiliza as seguintes mídias: aparelho
de som, computadores, TV e DVD, caixa de som amplificada, microfones, diversos
mapas e globo terrestre a cada ano a direção escolar adquiri mais recurso tecnológicos
para facilitar o processo ensino aprendizagem.
Tratar de tecnologias na escola engloba
processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que
abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e
organização, produção e manutenção (Almeida, 2003).
A escola José
Castro apresenta uma boa estrutura de salas de aulas, possui um
laboratório de informática com computadores e outras mídias. Atualmente o
laboratório de informática não está funcionando por falta de uma rede de
energia elétrica adequada para o seu funcionamento. Ficou constatado que todos
“alunos e professores” desejam utilizar o laboratório de informática para a
aquisição de mais conhecimento através de sites e programas educativos. No
entanto fica só marketing estatístico de
sala de informática sem sua utilização no processo ensino aprendizagem.
Segundo (Valente, 1997) A análise dos
diferentes usos do computador na Educação nos permite concluir dois resultados
importantes. Primeiro, que o computador pode tanto passar informação ao
aprendiz quanto auxiliar o processo de construção do conhecimento e de
compreensão do que fazemos. Segundo, que implantar computadores nas escolas sem
o devido preparo de professores e da comunidade escolar não trará os benefícios
que esperamos.
Portanto a escola José Castro através
de sua gestão participativa desenvolve um trabalho
voltado para a formação do cidadão conscientes de seus direitos e deveres, além
de desenvolver habilidades e competências nas diversas áreas de conhecimento. A
contribuição das tecnologias na escola é de grande relevância para a melhoria
da qualidade do ensino facilitando assim o processo ensino aprendizagem.
REFERÊNCIA
ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E.
B. B. Criando situações de aprendizagem
colaborativa. In: Valente, J. A., Almeida, M. E. B. e Prado M. E. B.
(org.). Internet e formação de educadores a distância. São Paulo: Avercamp,
2003.
VIEIRA, A. T.; ALMEIDA, M. E. B.;
ALONSO, Formação de Educadores: Gestão
Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.
VALENTE, José
Armando, Análise dos diferentes tipos de
softwares usados na Educação. Campinas, SP, NIED – Unicamp,1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário