sábado, 16 de junho de 2012

Gestão do Sistema Midiático. Profº Cícero Brito de Andrade



UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO DE ENSINO À DISTÂNCIA - NEAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM  MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - SEED/MEC

CICERO BRITO DE ANDRADE


UNIDADE I – Gestão do Sistema Midiático

Atividade apresentada à Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo: Planejamento, Gestão e Avaliação do Uso das Mídias na Educação.
                                                                  Prof.ª Tutora: Bárbara Souza Lima


Caxias - MA
2011

UNIDADE I – Gestão do Sistema Midiático
Atualmente, a noção de gestão no âmbito das organizações engloba os processos sociais que nelas se desenvolvem e as complexas relações que se estabelecem em seu interior e exterior. Gestão organizacional passou a ser um conceito abrangente e dinâmico, que extrapola a concepção de organização administrada como máquina e se aproxima dos paradigmas associados à sociedade da informação e às mudanças de suas práticas com o intenso uso das tecnologias de informação e comunicação, o que gera uma outra dimensão da gestão, que trata da gestão de informações e conhecimentos (Vieira, Almeida e Alonso, 2003).
A gestão democrática na escola U. I. M. José Castro  localizada  na (Latitude 4º 52' 55. 26''. Longitude 43º 21' 51. 29" W. Com elevação do relevo 84 metros) cidade de Caxías-MA, atende as modalidades do1ª ao 9ª ano do ensino fundamental  nos turnos matutino e vespertino, tem em seu quadro docente e administrativo pessoal graduado e Especialistas. A participação da comunidade na escola é  ativa principalmente  reuniões e atividades pedagógicas.
Em relação aos recursos áudio visuais a escola disponibiliza as seguintes mídias: aparelho de som, computadores, TV e DVD, caixa de som amplificada, microfones, diversos mapas e globo terrestre a cada ano a direção escolar adquiri mais recurso tecnológicos para facilitar o processo ensino aprendizagem.
Tratar de tecnologias na escola engloba processos de gestão de tecnologias, recursos, informações e conhecimentos que abarcam relações dinâmicas e complexas entre parte e todo, elaboração e organização, produção e manutenção (Almeida, 2003).
A escola José Castro apresenta uma boa estrutura de salas de aulas, possui um laboratório de informática com computadores e outras mídias. Atualmente o laboratório de informática não está funcionando por falta de uma rede de energia elétrica adequada para o seu funcionamento. Ficou constatado que todos “alunos e professores” desejam utilizar o laboratório de informática para a aquisição de mais conhecimento através de sites e programas educativos. No entanto fica só marketing estatístico de sala de informática sem sua utilização no processo ensino aprendizagem.
Segundo (Valente, 1997) A análise dos diferentes usos do computador na Educação nos permite concluir dois resultados importantes. Primeiro, que o computador pode tanto passar informação ao aprendiz quanto auxiliar o processo de construção do conhecimento e de compreensão do que fazemos. Segundo, que implantar computadores nas escolas sem o devido preparo de professores e da comunidade escolar não trará os benefícios que esperamos.
Portanto a escola José Castro  através de sua gestão participativa desenvolve um trabalho voltado para a formação do cidadão conscientes de seus direitos e deveres, além de desenvolver habilidades e competências nas diversas áreas de conhecimento. A contribuição das tecnologias na escola é de grande relevância para a melhoria da qualidade do ensino facilitando assim o processo ensino aprendizagem.

REFERÊNCIA
ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. Criando situações de aprendizagem colaborativa. In: Valente, J. A., Almeida, M. E. B. e Prado M. E. B. (org.). Internet e formação de educadores a distância. São Paulo: Avercamp, 2003.
VIEIRA, A. T.; ALMEIDA, M. E. B.; ALONSO, Formação de Educadores: Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.
VALENTE, José Armando, Análise dos diferentes tipos de softwares usados na Educação. Campinas, SP, NIED – Unicamp,1997.







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