UNIVERSIDADE FEDERAL
DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NÚCLEO DE ENSINO A
DISTÂNCIA- NEAD
PROGRAMA
DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - SEED/MEC
CÍCERO
BRITO DE ANDRADE
PESQUISA:
Recursos
Didáticos Disponíveis
Atividade apresentada
a Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso
de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo Intermediário como
requisito para obtenção de nota.
Tutora Ana Luzia de Sá Magalhães
Caxias/MA
2010
|
SUMÁRIO
|
|
||||||||||||
|
| |||||||||||||
|
|
1 INTRODUÇÃO
O processo de ensino-aprendizagem em sala de
aula exige cada vez mais do professor dedicação para que o conteúdo ministrado
seja repassado de uma forma dinâmica, eficiente e prazerosa. Com a utilização
adequada dos recursos didáticos os alunos aprendem com mais interação e
participatição durante o processo ensino aprendizagem.
Segundo Freire (1996, p.96) “o bom professor
é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do
seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar.
Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de
seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”
Hoje
é notório que para ensinar bem, o professor deverá saber o que vai ensinar,
deve possuir técnicas de ensino e práticas de sala de aula eficientes que lhe
permitam transmitir aos alunos de forma clara e significativa os conteúdos que
ele domina. Este trabalho consiste em fazer um levantamento dos recursos didáticos disponíveis na
Escola Municipal Marly Sarney Costa destacando sua aplicabilidade para o
processo ensino aprendizagem.
2 DESENVOLVIMENTO
Recursos didáticos existentes na escola
municipal Marly Sarney Costa localizada em Caxias Maranhão no bairro Itapecuru.
Ø Um
Computador conectado a internet na sala da secretária;
Ø Uma
Impressora disponível para secretária;
Ø Um
Aparelho de DVD em perfeita estado de conservação;
Ø Uma
Televisão grande disponível para o professor usar de acordo com seu
planejamento, geralmente exibem filmes selecionados e DVD educativos com temas
variados;
Ø Coleção
de DVDs do programa TV ESCOLA do ministério da educação;
Ø Uma
caixa de som
Ø Um micro
systens
Ø Dois
Mimeógrafos que são utilizados durante o ano letivo;
Ø Livros
didáticos;
Ø Quadro
acrílico e pincel;
Ø Mapas;
Ø Um
globo;
3
CONCLUSÃO
A necessidade da utilização dos recursos de
ensino é algo inquestionável. Seja qual for à opção pedagógica, os recursos audiovisuais só tem uma função social relacionada
à educação quando está vinculado a um projeto educacional que norteia os
procedimentos pedagógicos. Entendemos que a escola, em todos os níveis e em
todos os aspectos de trabalho desenvolvidos, tem como preocupação maior a
compreensão e apreensão de conceitos e a construção do conhecimento que
permitam ao aluno aprender as relações existentes na sociedade.
A
utilização de recursos como a televisão, aparelho de DVD, microcomputador e
aparelho de som cria a oportunidade de o professor ter nas mãos soluções no
momento exato da aula ou quando surgem dúvidas. Isso estimulará o aluno à
pesquisa e o adaptará à realidade atual. Portanto
após o levantamento dos recursos
didáticos disponíveis na Escola Municipal Marly Sarney Costa, constatou-se que existem
alguns recursos didático para serem usados pelos dos professores.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PROGRAMA de Formação Continuada. Mídias
na Educação. Disponível em: <http://www.eproinfo.mec.gov.br>. Acesso
em: 24/mar/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário