UNIVERSIDADE FEDERAL
DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO DE ENSINO Á
DISTÂNCIA- NEAD
PROGRAMA
DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO-
SEED/MEC
CICERO BRITO DE ANDRADE
PRODUÇÃO
TEXTUAL: Notícia
Trabalho apresentado a Universidade
Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação
Continuada em Mídias na Educação no Módulo Material Impresso como requisito
para avaliação da atividade 4.
Profª.Tutora: Ana Luzia de
Sá Magalhães
.
Caxias - MA
2010
.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 04
2.2 Terremoto no
Haiti....................................................................................................06
3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 07
REFERÊNCIAS........................................................................................................ 08
1 INTRODUÇÃO
03
O gênero textual tem um caráter
simbólico e o texto pode produzir sentido em função do gênero a que pertence ou
com o qual dialoga. A noção de gênero textual é
importante para uma boa interpretação e produção de texto. A escolha de
um gênero textual devera seguir a uma temática pedagógica com vista aos
objetivos desejados.
Ao trabalhar uma noticia
na sala de aula o professor possibilita reflexões das diferentes realidades e
problemas relacionados ao seu meio social.
Com base no gênero textual
noticia este trabalho consiste em selecionar duas noticia que podem ser
trabalhadas em sala de aula para complementar os assuntos estudados em sala de
aula.
2
DESENVOLVIMENTO
04
O gênero textual foi notícia. Foram citadas duas notícias
relacionada aos terremotos o mais recente no Chile e o do Haiti, para serem
estudas e assim os alunos compreenderam sobre esse fenômeno
O terremoto no Chile e o que atingiu o Haiti em 12 de
janeiro são causados por fenômenos geológicos diferentes, embora ambos façam
parte do lento e sutil movimento de placas tectônicas, que é constante. A
crosta da Terra é constituída por cerca de uma dúzia de grandes placas
tectônicas (ou litosféricas), delimitadas por grandes “falhas”. O movimento da
camada mais externa da Terra, mesmo que sejam só poucos centímetros por ano,
produz tensões que vão se acumulando em vários pontos.
Dependendo das características físicas
das placas, do ângulo e da velocidade dos impactos, a trombada pode provocar o
mergulho da placa mais densa sob a outra, o enrugamento e elevação das bordas
das duas placas ou o deslizamento lateral entre ambas. A falha de San Andreas,
na Califórnia, é desse tipo: as placas têm densidades semelhantes que colidem
obliquamente.
O terremoto no Chile foi um exemplo
de mergulho de uma placa (a de Nazca, no Oceano Pacífico) para debaixo da outra
(a Sul-Americana). O terremoto no Haiti foi um deslizamento lateral entre
placas (a Caribenha e a Norte-Americana, em um fronteira conhecida como Zona de
Falha Enriquillo-Plantain Garden).
Além disso, no caso do abalo no
Chile, apesar de ter magnitude extrema (8,8), seu hipocentro foi no mar, a
35 km de profundidade. O do Haiti, com magnitude 7, foi a 10 km da superfície.
Hipocentro é o ponto de ruptura inicial, também chamado de foco do tremor – ou
onde início do terremoto “aconteceu mesmo”. Epicentro é a projeção do
hipocentro na superfície.
Movimentação da América do Sul 05
O professor João Willy Corrêa
Rosa, do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB),
explica que o choque entre as placas tectônicas na costa do Chile está
associada ao movimento que a América do Sul faz em direção ao oeste,
afastando-se da África.
"A tendência é o Oceano Atlântico
ficar cada vez mais largo, cerca de 10 centímetros por ano,
enquanto o Pacífico vai encurtando", conta Rosa. Segundo ele, o mesmo
fenômeno também é responsável pelo surgimento da Cordilheira dos Andes e seus
vulcões.
Número de mortos
Até a tarde desta segunda-feira (1º),
as vítimas do terremoto do Chile não chegavam a 800. No Haiti, as últimas
estatísticas indicam que o número de mortos passa
de 230 mil.
Tsunami
No Chile, os tremores provocaram
um tsunami que atingiu a costa do país. O mesmo evento não foi registrado no
Haiti. Segundo Rosa, da UnB, a explicação disso é a magnitude do abalo sísmico.
"O terremoto do Chile liberou mais de cem vezes energia do que o
terremoto do Haiti."
Magnitude e intensidade
Um terremoto como o do Chile, com
magnitude 8,8, é bastante raro. Essa “raridade” significa que ocorre um desses
por ano, em média. Para entender: a fim de comparar os tamanhos relativos dos
terremotos, o sismólogo americano Charles F. Richter, do Instituto de
Tecnologia da Califórnia (Caltech), formulou em 1935 uma progressão logarítmica
com base na amplitude dos registros das ondas superficiais de choque captadas
pelas estações sismológicas: cada ponto corresponde a 10 vezes a amplitude das
vibrações do ponto anterior e a 30 vezes a energia liberada.
Notícia
2 TERREMOTO NO
HAITI 06
Tremor de
magnitude 7 no dia 12 matou ao menos 200 mil.
Foram confirmadas até agora as mortes de 21 brasileiros.
Foram confirmadas até agora as mortes de 21 brasileiros.
Um forte
terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro,
hora local -19h53 de Brasília. O epicentro foi a poucos quilômetros da capital,
Porto Príncipe.
A situação
humanitária do país, o mais pobre das Américas, é caótica. Pelo menos
200
mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas, 4 mil foram amputadas. Há um
milhão de desabrigados.
Até
agora, foram confirmadas as mortes de pelo menos 21 brasileiros -18 deles
militares das forças de paz da ONU, além do diplomata Luiz Carlos da Costa,
segundo homem da missão, da médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda
Arns, e de uma mulher com dupla nacionalidade, cuja
identidade não foi divulgada a pedido da família.
Capital destruída
A capital,
Porto Príncipe, teve vários prédios destruídos.
Cadáveres
foram enterrados em valas comuns ou pelas próprias famílias. Comida, água e
medicamentos escasseiam.
Há o temor de
que a situação de segurança fuja de controle, com a falta de água e comida
estimulando saques. Também já há relato da ação de gangues armadas e de
saqueadores. Haitianos desesperados brigam por comida ou tentam deixar o país.
Vários países,
liderados pelos EUA, já realizam as operações de ajuda ao país, com envio
de pessoal, equipamentos, alimento e dinheiro.
3 CONCLUSÃO 07
Ao
trabalhar o gênero textual noticia na sala de aula o professor possibilita
reflexões e questionamentos das diferentes realidades e problemas relacionados
ao seu meio social.
Quando o assunto placas tectônicas e terremotos são
iniciados por textos de noticias atuais as aulas se tornam mais atrativas, pois
os alunos são motivados a conhecerem esses fenômenos que acontecem em alguns
lugares com mais intensidade os
terremotos são efeitos do processo geológico de acúmulo lento e liberação
rápida de tensões entre as placas, quando as rochas atingem o limite de resistência
e ocorre uma ruptura. O tamanho da área de ruptura, grande ou pequeno,
determina se o evento será um abalo quase imperceptível ou um terremoto. Quanto
maior a área de ruptura, maior a violência das vibrações emitidas.
REFERÊNCIAS
08
O GLOBO Online. Terremoto no
Chile. Disponível em:< http://noticias.oglobo.com.br>.
Acesso em: 01 mar.2010.
O GLOBO Online. terremoto.no.haiti. Disponível em:<
http://noticias.oglobo.com.br>.
Acesso em: 02 mar.2010.
PROGRAMA de
Formação Continuada. Mídias na Educação.
Disponível em: <http://www.eproinfo.mec.gov.br>.
Acesso em: 02/03/2010.
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