sábado, 16 de junho de 2012

PRODUÇÃO TEXTUAL: Notícia



UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO DE ENSINO Á DISTÂNCIA- NEAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM  MÍDIAS NA EDUCAÇÃO- SEED/MEC



CICERO BRITO DE ANDRADE



PRODUÇÃO TEXTUAL: Notícia


Trabalho apresentado a Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo Material Impresso como requisito para avaliação da atividade 4.
                                                           
Profª.Tutora: Ana Luzia de Sá Magalhães
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Caxias - MA
2010

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SUMÁRIO                                                                        


1     INTRODUÇÃO......................................................................................................... 03
2     DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 04  
2.1 A cobertura completa sobre o terremoto no Chile............................................04

2.2  Terremoto no Haiti....................................................................................................06

3     CONCLUSÃO.......................................................................................................... 07
       REFERÊNCIAS........................................................................................................ 08
                                                        

1 INTRODUÇÃO                                                                                                03
           
O gênero textual tem um caráter simbólico e o texto pode produzir sentido em função do gênero a que pertence ou com o qual dialoga. A noção de gênero textual é importante para uma boa interpretação e produção de texto. A escolha de um gênero textual devera seguir a uma temática pedagógica com vista aos objetivos desejados.
Ao trabalhar uma noticia na sala de aula o professor possibilita reflexões das diferentes realidades e problemas relacionados ao seu meio social.
Com base no gênero textual noticia este trabalho consiste em selecionar duas noticia que podem ser trabalhadas em sala de aula para complementar os assuntos estudados em sala de aula.



2        DESENVOLVIMENTO                                                                           04

O gênero textual foi  notícia. Foram citadas duas notícias relacionada aos terremotos o mais recente no Chile e o do Haiti, para serem estudas e assim os alunos compreenderam sobre esse fenômeno
O terremoto no Chile e o que atingiu o Haiti em 12 de janeiro são causados por fenômenos geológicos diferentes, embora ambos façam parte do lento e sutil movimento de placas tectônicas, que é constante. A crosta da Terra é constituída por cerca de uma dúzia de grandes placas tectônicas (ou litosféricas), delimitadas por grandes “falhas”. O movimento da camada mais externa da Terra, mesmo que sejam só poucos centímetros por ano, produz tensões que vão se acumulando em vários pontos.

Dependendo das características físicas das placas, do ângulo e da velocidade dos impactos, a trombada pode provocar o mergulho da placa mais densa sob a outra, o enrugamento e elevação das bordas das duas placas ou o deslizamento lateral entre ambas. A falha de San Andreas, na Califórnia, é desse tipo: as placas têm densidades semelhantes que colidem obliquamente.
 O terremoto no Chile foi um exemplo de mergulho de uma placa (a de Nazca, no Oceano Pacífico) para debaixo da outra (a Sul-Americana). O terremoto no Haiti foi um deslizamento lateral entre placas (a Caribenha e a Norte-Americana, em um fronteira conhecida como Zona de Falha Enriquillo-Plantain Garden).
 Além disso, no caso do abalo no Chile, apesar de ter magnitude extrema (8,8), seu hipocentro foi no mar, a 35 km de profundidade. O do Haiti, com magnitude 7, foi a 10 km da superfície. Hipocentro é o ponto de ruptura inicial, também chamado de foco do tremor – ou onde início do terremoto “aconteceu mesmo”. Epicentro é a projeção do hipocentro na superfície. 


Movimentação da América do Sul                                                                   05
O professor João Willy Corrêa Rosa, do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), explica que o choque entre as placas tectônicas na costa do Chile está associada ao movimento que a América do Sul faz em direção ao oeste, afastando-se da África.
"A tendência é o Oceano Atlântico ficar cada vez mais largo, cerca de 10 centímetros por ano, enquanto o Pacífico vai encurtando", conta Rosa. Segundo ele, o mesmo fenômeno também é responsável pelo surgimento da Cordilheira dos Andes e seus vulcões.
Número de mortos
Até a tarde desta segunda-feira (1º), as vítimas do terremoto do Chile não chegavam a 800. No Haiti, as últimas estatísticas indicam que o número de mortos passa de 230 mil.
Tsunami
No Chile, os tremores provocaram um tsunami que atingiu a costa do país. O mesmo evento não foi registrado no Haiti. Segundo Rosa, da UnB, a explicação disso é a magnitude do abalo sísmico. "O terremoto do Chile liberou mais de cem vezes energia do que o terremoto do Haiti."
Magnitude e intensidade
Um terremoto como o do Chile, com magnitude 8,8, é bastante raro. Essa “raridade” significa que ocorre um desses por ano, em média. Para entender: a fim de comparar os tamanhos relativos dos terremotos, o sismólogo americano Charles F. Richter, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), formulou em 1935 uma progressão logarítmica com base na amplitude dos registros das ondas superficiais de choque captadas pelas estações sismológicas: cada ponto corresponde a 10 vezes a amplitude das vibrações do ponto anterior e a 30 vezes a energia liberada.

Notícia 2 TERREMOTO NO HAITI                                                                                     06

Tremor de magnitude 7 no dia 12 matou ao menos 200 mil.
Foram confirmadas até agora as mortes de 21 brasileiros.
Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro, hora local -19h53 de Brasília. O epicentro foi a poucos quilômetros da capital, Porto Príncipe.
A situação humanitária do país, o mais pobre das Américas, é caótica. Pelo menos 200 mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas, 4 mil foram amputadas. Há um milhão de desabrigados.
 Até agora, foram confirmadas as mortes de pelo menos 21 brasileiros -18 deles militares das forças de paz da ONU, além do diplomata Luiz Carlos da Costa, segundo homem da missão, da médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e de uma mulher com dupla nacionalidade, cuja identidade não foi divulgada a pedido da família.

Capital destruída
A capital, Porto Príncipe, teve vários prédios destruídos.
Cadáveres foram enterrados em valas comuns ou pelas próprias famílias. Comida, água e medicamentos escasseiam. 
Há o temor de que a situação de segurança fuja de controle, com a falta de água e comida estimulando saques. Também já há relato da ação de gangues armadas e de saqueadores. Haitianos desesperados brigam por comida ou tentam deixar o país.
Vários países, liderados pelos EUA, já realizam as operações de ajuda ao país, com envio de pessoal, equipamentos, alimento e dinheiro.
 
      
3  CONCLUSÃO                                                                                                        07

Ao trabalhar o gênero textual noticia na sala de aula o professor possibilita reflexões e questionamentos das diferentes realidades e problemas relacionados ao seu meio social.
Quando o assunto placas tectônicas e terremotos são iniciados por textos de noticias atuais as aulas se tornam mais atrativas, pois os alunos são motivados a conhecerem esses fenômenos que acontecem em alguns lugares com mais intensidade os terremotos são efeitos do processo geológico de acúmulo lento e liberação rápida de tensões entre as placas, quando as rochas atingem o limite de resistência e ocorre uma ruptura. O tamanho da área de ruptura, grande ou pequeno, determina se o evento será um abalo quase imperceptível ou um terremoto. Quanto maior a área de ruptura, maior a violência das vibrações emitidas.

REFERÊNCIAS                                                                                                          08

O GLOBO Online. Terremoto no Chile. Disponível em:< http://noticias.oglobo.com.br>. Acesso em: 01 mar.2010.

O GLOBO Online. terremoto.no.haiti. Disponível em:< http://noticias.oglobo.com.br>. Acesso em: 02 mar.2010.

PROGRAMA de Formação Continuada. Mídias na Educação. Disponível em: <http://www.eproinfo.mec.gov.br>. Acesso em: 02/03/2010.


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