sábado, 16 de junho de 2012

GÊNEROS TEXTUAIS. Profº Cícero Brito de Andrade


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO DE ENSINO Á DISTÃNCIA- NEAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM  MÍDIAS NA EDUCAÇÃO- SEED/MEC

CICERO BRITO DE ANDRADE


GÊNEROS TEXTUAIS

  
Atividade apresentado a Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo Mídias Impressas como requisito para avaliação da atividade 3.
                                                           
Profª.Tutora: Ana Luzia de Sá Magalhães


Caxias - Ma
2010

SUMÁRIO




1
IDENTIFICAÇÃO
4
1.1
Tema
4
1.2
Subtema
4
1.2
Cursista
4
1.3
Módulo
4
1.4
Tutora
4
1.5
Área do Conhecimento
4
2
Introdução
5
3
GÊNERO TEXTUAL
6
4
 QUADRO COMPARATIVO
7
5
Conclusão
8

Referências
9


1 Identificação

1.1 Tema
          
Gêneros textuais

1.2 Sub- tema
           
Noticia

1.3 Cursista
           
Cícero Brito de Andrade

1.4  Módulo

Módulo Mídia Impressa

1.5 Tutora

Ana Luzia de Sá Magalhães.

1.6  Área do Conhecimento

            Humanas


2  INTRODUÇÃO

A leitura compreensiva de um texto também é construída pelo conhecimento e experiência de gênero textual. Dentre outros aspectos, o gênero textual tem caráter simbólico e o texto pode produzir sentido em função do gênero a que pertence ou com o qual dialoga.
A noção de gênero textual é importante para uma boa interpretação e produção de texto. Na verdade, a estrutura de todo texto é determinada, em grande parte, pela situação de comunicação: quem escreve, para quem, com que intuito, em que tipo de suporte (papel, rádio, TV, internet).
Com base no gênero textual noticia este trabalho consiste em selecionar dois acontecimentos da atualidade para ser comparado destacando suas principais característica estruturais.  



3 gênero textual da midia impressa notícia
O gênero de noticia tem uma grande aceitação pelo publico em geral, pois este tipo de gênero trás relatos de fatos ou acontecimentos atuais. Possui pouco ou nenhum comentário pessoal ou opinião. Para atrair a atenção de quem lê, as manchetes são chamativas e curtas. Freqüentemente, no primeiro parágrafo do texto, tem-se a lide: um resumo das informações essenciais do fato noticiado que responde às perguntas o quê, quem, como, onde, quando, por quê.
As noticias escolhidas para  estudo foram:
 Terremoto no Chile. A notícia tem o objetivo de informar a situação de desastre que passa este país. (FOLHA Online,2010);
Enchentes causam sérios problemas para a grande São Paulo (SP). A notícia tem o objetivo de informar sobre os problemas das chuvas na grande São Paulo. (FOLHA Online, 2010).


4   QUADRO COMPARATIVO

A primeira noticia do jornal o Globo, na versão online, descreve o desastre que se encontra o Chile por causa de um terremoto de forte magnitude que gerou tsunami que atingiu vários países próximos ao circulo do fogo no oceano Pacifico. A segunda noticia da página do bol. Trás uma reportagem de enchentes causada por fortes chuvas na grande São Paulo que tem causados vários prejuízos e deixando a parada a grande São Paulo.

Características em comum das mídias(reportagem) em estudo


MÍDIA 1
MÍDIA 2
Objetivos
Informar sobre o terremoto no Chile.
Informar sobre as enchentes em na Grande São Paulo
Fonte
Linguagem
Caráter informativo, verbal, clara, direta e objetiva
Parágrafos curtos
Padrão culto formal da língua

Caráter informativo, verbal, clara, direta e objetiva
Parágrafos curtos
Padrão culto formal da língua
Recursos Estilísticos
Apresenta título com ilustrações para chamar a atenção do leitor
Apresenta título com ilustração para chamar atenção do leitor
Identificação
Ambos apresentam identificação




4 Conclusão
O gênero noticia possibilita uma aquisição rápida dos acontecimentos da nossa atualidade seja ele de escala local as enchentes muito comuns em nosso pais tropical. Ou acontecimentos internacionais que se propagam nesse mundo virtual  na NET que se tornam noticias globalizadas um exemplo mais recente o terremoto no Chile. As noticias em destaques são textos excelentes para serrem discutidos em sala de aula.

 Referências


EDUCAÇÃO. Área Estudante. Noticia: estrutura e linguagem Disponível em: <http://www.educacao.te.>.  Acesso em: 28 fev. 2010

FOLHA Online. Enchentes em na Grande São Paulo (SP) Disponível em:< http://noticias.bol.uol.com.br>. Acesso em: 28 fev. 2010

O GLOBO Online. Terremoto no Chile. Disponível em:< http://noticias.oglobo.com.br>. Acesso em: 01 mar.2010.

.
PROGRAMA de Formação Continuada. Mídias na Educação. Disponível em: <http://www.eproinfo.mec.gov.br>. Acesso em: 25 fev. 2010












Nenhum comentário:

Postar um comentário