UNIVERSIDADE
FEDERAL DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA
DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO
DE ENSINO Á DISTÃNCIA- NEAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO-
SEED/MEC
CICERO BRITO
DE ANDRADE
GÊNEROS
TEXTUAIS
Atividade apresentado a
Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de
Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo Mídias Impressas como
requisito para avaliação da atividade 3.
Profª.Tutora: Ana Luzia de
Sá Magalhães
Caxias - Ma
2010
SUMÁRIO
|
|
|
1
|
IDENTIFICAÇÃO
|
4
|
1.1
|
Tema
|
4
|
1.2
|
Subtema
|
4
|
1.2
|
Cursista
|
4
|
1.3
|
Módulo
|
4
|
1.4
|
Tutora
|
4
|
1.5
|
Área do Conhecimento
|
4
|
2
|
Introdução
|
5
|
3
|
GÊNERO
TEXTUAL
|
6
|
4
|
QUADRO
COMPARATIVO
|
7
|
5
|
Conclusão
|
8
|
|
Referências
|
9
|
1 Identificação
1.1
Tema
Gêneros textuais
1.2 Sub- tema
Noticia
1.3 Cursista
Cícero Brito de Andrade
1.4 Módulo
Módulo Mídia Impressa
1.5 Tutora
Ana Luzia de
Sá Magalhães.
1.6 Área do Conhecimento
Humanas
2 INTRODUÇÃO
A leitura compreensiva de
um texto também é construída pelo conhecimento e experiência de gênero textual.
Dentre outros aspectos, o gênero textual tem caráter simbólico e o texto pode
produzir sentido em função do gênero a que pertence ou com o qual dialoga.
A
noção de gênero textual é importante para uma boa interpretação e produção de
texto. Na verdade, a estrutura de todo texto é determinada, em grande parte,
pela situação de comunicação: quem escreve, para quem, com que intuito, em que
tipo de suporte (papel, rádio, TV, internet).
Com base no gênero textual
noticia este trabalho consiste em selecionar dois acontecimentos da atualidade
para ser comparado destacando suas principais característica estruturais.
3 gênero
textual da midia impressa notícia
O gênero de noticia tem
uma grande aceitação pelo publico em geral, pois este tipo de gênero trás relatos
de fatos ou acontecimentos atuais. Possui pouco ou nenhum comentário pessoal ou
opinião. Para atrair a atenção de quem lê, as manchetes são chamativas e
curtas. Freqüentemente, no primeiro parágrafo do texto, tem-se a lide: um
resumo das informações essenciais do fato noticiado que responde às perguntas o
quê, quem, como, onde, quando, por quê.
As noticias escolhidas para estudo foram:
Terremoto no Chile. A notícia tem o
objetivo de informar a situação de desastre que passa este país. (FOLHA Online,2010);
Enchentes causam sérios
problemas para a grande São Paulo (SP). A notícia tem o objetivo de informar sobre os problemas
das chuvas na grande São Paulo. (FOLHA Online, 2010).
4 QUADRO
COMPARATIVO
A primeira noticia do
jornal o Globo, na versão online, descreve o desastre que se encontra o Chile
por causa de um terremoto de forte magnitude que gerou tsunami que atingiu
vários países próximos ao circulo do fogo no oceano Pacifico. A segunda noticia
da página do bol. Trás uma reportagem de enchentes causada por fortes chuvas na
grande São Paulo que tem causados vários prejuízos e deixando a parada a grande
São Paulo.
Características
em comum das mídias(reportagem) em estudo
|
|||||||||||||||||||
|
4 Conclusão
O gênero noticia possibilita uma aquisição rápida dos
acontecimentos da nossa atualidade seja ele de escala local as enchentes muito
comuns em nosso pais tropical. Ou acontecimentos internacionais que se propagam
nesse mundo virtual na NET que se tornam
noticias globalizadas um exemplo mais recente o terremoto no Chile. As noticias
em destaques são textos excelentes para serrem discutidos em sala de aula.
Referências
EDUCAÇÃO. Área Estudante. Noticia: estrutura e linguagem Disponível em: <http://www.educacao.te.>. Acesso em: 28 fev. 2010
FOLHA Online. Enchentes em na Grande São
Paulo (SP) Disponível em:< http://noticias.bol.uol.com.br>.
Acesso em: 28 fev. 2010
O GLOBO Online. Terremoto
no Chile. Disponível em:< http://noticias.oglobo.com.br>.
Acesso em: 01 mar.2010.
.
PROGRAMA de Formação Continuada. Mídias na Educação. Disponível em:
<http://www.eproinfo.mec.gov.br>. Acesso em: 25 fev. 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário