sábado, 16 de junho de 2012

SISTEMA OPERACIONAL E SEUS APLICATIVOS


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
 NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 2 – INFORMÁTICA

CÍCERO BRITO DE ANDRADE



SISTEMA OPERACIONAL E SEUS APLICATIVOS

Atividade apresentada ao Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação, referente à Biblioteca Etapa 2 para a obtenção de nota.
Tutora: Profª. Josenilde Azevedo Pinto



CAXIAS-MA
2009
1- INTRODUÇÃO:
Este trabalho contém uma atividade da Etapa 2 - “Sistema operacional e seus aplicativos” que consiste em organizar um programa de capacitação para os alunos utilizando alguns aplicativos e recursos de software para uso na escola.

2- COMENTÁRIOS:
Este programa de capacitação tem o objetivo ensinar o procedimento básico para iniciar o uso de microcomputadores utilizando alguns aplicativos e recursos de software do sistema operacional Windows XP.
O programa inicia-se pela explicação de assuntos básicos de microcomputadores destacando a parte hardware e softwares do sistema operacional Windows XP que possui vários acessórios muito úteis embutidos, tais como: editor de textos, programa para desenho, programas de entretenimento (jogos, música e vídeos e outros).
A parte hardware estar divididas em cinco categorias:
Entrada dos Dados: teclado, mouse, microfone, a web cam, monitor entre outros.
Armazenamento dos Dados: existem componentes que armazenam os dados de maneira permanente, como o HD, e de modo temporário, como a memória RAM.
Processamento dos Dados: é a parte fundamental do computador, em que os dados "brutos" são processados para a obtenção de algum resultado esperado.
Saída dos Dados: monitor, as caixas de som e a impressora.
Interconexão: Nessa categoria se enquadra a placa mãe, que através de barramentos, fios e soquetes estar conecta todos os dispositivos.
Os softwares utilizados: Word, Excel, PowerPoint, Paint e Internet Explorer.
Uma atividade que os alunos poderiam fazer para o manuseio do teclado seria a confecção de um quebra cabeça de um teclado em folha de isopor bem grande ou seu desenho em papel quarenta destacando todas as teclas e suas funções. Assim os alunos teriam mais familiaridades com a localização das teclas do teclado quando estiverem utilizando um determinado programa.
3- SUGESTÃO DE AULA PARA O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO:
Escola: U.I.M. São Francisco.
Série: 5º
Número de alunos: 25
Disciplina: Geografia
Conteúdo a ser explorado: Representação do espaço por meio de maquete do mapa físico da Região Nordeste.

Objetivo geral:
Ø  Utilizar o Sistema Operacional WINDOWS XP e os aplicativos da Microsoft: WORD para criar textos, POWERPOINT para criar apresentações de islades e INTERNET EXPLORER para pesquisar sobre o espaço da Região Nordeste com auxilio do Google Earth  um software que permite  localizar o espaço geográfico através de mapas digitais.

Objetivos específicos:
Ø  Conhecer as características de um mapa físico;
Ø  Confeccionar maquete de mapa físico da região Nordeste;
Ø  Conhecer o processo de confecção de maquete do mapa físico da região Nordeste numa percepção tridimensional;
Ø  Desenvolver atividade artística que aguça o desejo de aprender dos alunos.

Procedimentos:
1ª etapa: Apresentação da atividade “Representação do espaço por meio de maquete do mapa físico da Região Nordeste”. Os alunos são motivados a conhecer a essência das informações contidas nos mapas através de aula expositiva dialogada utilizando apresentações de islades do PowerPoint.
2ª etapa: Utilizar a Internet Explorer para pesquisar sobre: a origem dos mapas, e a representação do espaço por meio de maquete de mapa físico da Região Nordeste. Será usado o Google Earth um software que permite localizar o espaço geográfico destacando as imagens digitais de mapas  e as formas de relevo.
3ª etapa: Criar textos, a partir das pesquisas realizadas na web, usando o editor de textos Word. Criação de gráficos e tabelas a partir das informações contidas nos mapas usando o Excel e o Paint para formatar algumas imagens de mapas em JPEG.
4ª etapa: Uso de vídeos da TV escola que mostra as seguintes unidades de relevo da região Nordeste; Chapada Diamantina no estado da Bahia, a Depressão Sertaneja do rio São Francisco e a Planície dos Lençóis Maranhense no estado do Maranhão.
5ª etapa: Confecção da maquete de tamanho: comprimento 92 cm, largura 54 cm, altura 4,5cm. Materiais usados para fazer a maquete: duas cola de 80g de isopor, um estilete, uma tesoura, uma gilete, um papel quarenta, lápis de cera, duas caixa de tinta guache, duas folhas de isopor de 05 mm, uma de 15 mm, uma caixa de palitos dentais, uma cola gliter cor azul.
A princípio o mapa da região Nordeste – físico foi ampliado utilizando as quadriculas de um centímetro no mapa fonte (Atlas do IBGE, 2002) ampliando sua escala de 1:9000000 no mapa fonte, passando para uma escala de 1:3000000, de forma centralizada em folha A4 divididas em sete partes em ordem alfabética A, B, C, D, E, F e G. Depois de reproduzidas as partes faz-se uma colagem para formar o mapa modelo que vai seguir de base para todo o processo da confecção da maquete.
6ª etapa: Apresentação da maquete pelos alunos para as outras turmas do 1º ao 5º ano na UIM São Francisco destacando: a origem dos mapas, os itens constituintes dos mapas, materiais utilizados para a confecção da maquete e orientação para fazer uma maquete.


4 - CONCLUSÃO:
Para criar um programa de capacitação para uma escola é necessário conhecer as habilidades e competências dos alunos para norteá-los para o uso didático dos computadores e seu “Sistema operacional e seus aplicativos”. Destacando um ensino básico para iniciar o uso de microcomputadores utilizando alguns aplicativos e recursos de software do sistema operacional Windows XP.
O programa Pretende então, capacitar os alunos a executar rotinas que auxiliem na sua autonomia estudantil utilizando o microcomputador como uma ferramenta auxiliar ao seu aprendizado. Portanto, o aluno será capaz de realizar pesquisas na internet, salvar os arquivos obtidos, digitalizar fotos e imagens, criar apresentações. Imprimir utilizando impressoras, Também saberá utilizar ferramentas de edição de textos, planilhas de cálculos.



5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O Espaço Geográfico: ensino e representação – Repensando o Ensino. 7  ed. São Paulo: Contexto, 1999.
ALMEIDA, Rosângela Doin de, do desenho ao mapa, iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
AMBIENTE Cartografia e meio / Maria Isabel Castreghini de Freitas, organizadora. - Rio Claro: IGCE/UNESP; Bauru: FC/UNESP: CECEMCA, 2005. 178 p. - (Série Cadernos Cecemca; v. 13)
ATLAS, geográfico escolar IBGE. Rio Janeiro: 2002

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação Referenciais e Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
OLIVEIRA, Renato da Silva, Minidicionário compacto de informática. 2. ed. Atual – São Paulo: Rideel, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Allas, 2002.
SANT ANNA, Ilza Martins, Sant Anna, Victor Martins. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
http://www.montagem, manutenção e instalação de computadores. Ed. Escala. São Paulo: 2008
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.php




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