UNIVERSIDADE FEDERAL
DO MARANHÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 2 – INFORMÁTICA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 2 – INFORMÁTICA
CÍCERO BRITO DE
ANDRADE
ATIVIDADE 2 –
“CONECTANDO”
Atividade apresentada ao Curso de Formação Continuada
em Mídias na Educação, referente à Biblioteca Etapa 3 para a obtenção de nota.
Tutora: Profª. Josenilde Azevedo Pinto
CAXIAS-MA
2009
1- INTRODUÇÃO:
Este trabalho contém uma atividade da Etapa 3 -
“Conectando” que consiste em elaborar um checklist para verificação de
condições recomendáveis para uma utilização apropriada, eficiente e segura da
Informática e da Internet na escola.
2- COMENTÁRIOS:
A informática e a internet revolucionaram a sociedade
nos últimos anos. Os hábitos e a forma
de vida da humanidade mudaram. As transformações provocadas pela informática e
pela internet na vida do ser humano são evidentes e se solidificam dia a dia,
com interferência em todos os campos sociais: na cultura; na economia; na
educação. Estamos diante de uma nova realidade – o mundo virtual convivendo com
o mundo real.
As condições recomendáveis para a utilização adequada
dos recursos do computador e Internet no âmbito da escola são:
Atualização do sistema operacional do computador;
Atualizar sempre o antivírus;
Usar senhas diferentes para cada serviço na internet;
Nunca clicar em links recebidos por e-mails de estranhos;
Listar sites de pesquisa para estudo.
A melhor maneira de tornar a Internet segura para
crianças é surfar pela Net com elas. Simplesmente não há nada que substitua o
envolvimento dos pais, quando se trata de proteger os filhos da influência de
conteúdo não adequado. É importante utilizar produtos de software para
filtragem do conteúdo, como o SurfWatch e o Cyber Patrol esses programas
funcionam com seu navegador da Web para bloquear o acesso a sites que tenham
algum conteúdo duvidoso.
Através da Internet podemos
orientar os alunos para pesquisa de assuntos interessantes em sites seguros, a
conhecer projetos, eventos, cursos, ler jornais, revistas, expor os trabalhos, e
atividades realizadas na escola.
Também é importante
orientar os alunos para os pontos negativos encontrados com a utilização errada
da Net, conteúdos impróprios: como pornografia, terrorismo, drogas, racismo, comércio
impróprio, jogos agressivos e da Pedofilia etc.
3 - CONCLUSÃO:
Nesse modulo Tivemos oportunidade de conhecer o
computador em seus aspectos de hardware e software, assim como a Internet que é
um meio pelo qual se torna possível à comunicação entre vários computadores. A
internet oferece uma quantidade quase ilimitada de informações: Infelizmente,
nem todas essas informações são apropriadas para usuários de todas as idades. A família e a escola devem exercer um papel importante orientando
as crianças, jovens e adultos para a utilização planejada da internet num olhar
educacional para o processo ensino-aprendizagem.
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação Referenciais e Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
OLIVEIRA, Renato da Silva, Minidicionário compacto de
informática. 2. ed. Atual – São Paulo: Rideel, 1999.
http://www.montagem,
manutenção e instalação de computadores. Ed. Escala. São Paulo: 2008
http://www.webeduc.mec.gov.br/midi. php
Http://www.escolabrasil.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário