sábado, 16 de junho de 2012

ATIVIDADE 2 – “CONECTANDO” Profº Cicero Brito de Andrade


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MIDIAS NA EDUCAÇÃO
TURMA: ME0803
MÓDULO 2 – INFORMÁTICA

CÍCERO BRITO DE ANDRADE

ATIVIDADE 2 – “CONECTANDO”

Atividade apresentada ao Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação, referente à Biblioteca Etapa 3 para a obtenção de nota.
Tutora: Profª. Josenilde Azevedo Pinto

 CAXIAS-MA
2009

1- INTRODUÇÃO:
Este trabalho contém uma atividade da Etapa 3 - “Conectando” que consiste em elaborar um checklist para verificação de condições recomendáveis para uma utilização apropriada, eficiente e segura da Informática e da Internet na escola.
2- COMENTÁRIOS:
A informática e a internet revolucionaram a sociedade nos últimos anos.  Os hábitos e a forma de vida da humanidade mudaram. As transformações provocadas pela informática e pela internet na vida do ser humano são evidentes e se solidificam dia a dia, com interferência em todos os campos sociais: na cultura; na economia; na educação. Estamos diante de uma nova realidade – o mundo virtual convivendo com o mundo real.
As condições recomendáveis para a utilização adequada dos recursos do computador e Internet no âmbito da escola são:
Atualização do sistema operacional do computador;
Atualizar sempre o antivírus;
Usar senhas diferentes para cada serviço na internet;
Nunca clicar em links recebidos por e-mails de estranhos;
Listar sites de pesquisa para estudo.
A melhor maneira de tornar a Internet segura para crianças é surfar pela Net com elas. Simplesmente não há nada que substitua o envolvimento dos pais, quando se trata de proteger os filhos da influência de conteúdo não adequado. É importante utilizar produtos de software para filtragem do conteúdo, como o SurfWatch e o Cyber Patrol esses programas funcionam com seu navegador da Web para bloquear o acesso a sites que tenham algum conteúdo duvidoso.
Através da Internet podemos orientar os alunos para pesquisa de assuntos interessantes em sites seguros, a conhecer projetos, eventos, cursos, ler jornais, revistas, expor os trabalhos, e atividades realizadas na escola.
Também é importante orientar os alunos para os pontos negativos encontrados com a utilização errada da Net, conteúdos impróprios: como pornografia, terrorismo, drogas, racismo, comércio impróprio, jogos agressivos e da Pedofilia etc.
3 - CONCLUSÃO:
Nesse modulo Tivemos oportunidade de conhecer o computador em seus aspectos de hardware e software, assim como a Internet que é um meio pelo qual se torna possível à comunicação entre vários computadores. A internet oferece uma quantidade quase ilimitada de informações: Infelizmente, nem todas essas informações são apropriadas para usuários de todas as idades. A família e a escola devem exercer um papel importante orientando as crianças, jovens e adultos para a utilização planejada da internet num olhar educacional para o processo ensino-aprendizagem.

 4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação Referenciais e Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
OLIVEIRA, Renato da Silva, Minidicionário compacto de informática. 2. ed. Atual – São Paulo: Rideel, 1999.
http://www.montagem, manutenção e instalação de computadores. Ed. Escala. São Paulo: 2008
http://www.webeduc.mec.gov.br/midi. php





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