UNIVERSIDADE FEDERAL
DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO DE ENSINO Á
DISTÃNCIA- NEAD
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO -
SEED/MEC
CÍCERO BRITO DE
ANDRADE
PRAZER EM LER MAPAS NO PROCESSO ENSINO
APRENDIZAGEM
Projeto
apresentado a Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à
Distância, no Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo TV e
Vídeo como requisito para avaliação da atividade 5.
Profº Tutora: Ana Luzia de Sá Magalhães
São Luís/MA
2009
SUMÁRIO
I IDENTIFICAÇÃO
1.1 Tema
1.2 Cursista
1.3 Módulo
1.4 Tutora
1.5 Área do conhecimento
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
3.2 Específicos
4 MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS
5 METOLOGIAS
6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
REFERÊNCIAS
I
IDENTIFICAÇÃO:
Esta atividade será desenvolvida nas Turmas do 5ªano, na UIM José Castro
que estar localizada no bairro Ponte na cidade de Caxias – MA.
1.1 Tema: Prazer
em ler mapas no processo ensino aprendizagem.
1.2 Cursista:
Cícero Brito de Andrade
1.3 Módulo:
TV e Vídeo
1.4 Tutora: Ana Luzia de Sá Magalhães
1.5 Área do conhecimento:
Geografia, História e Artes.
2 JUSTIFICATIVA:
A representação do espaço por meio de maquete do mapa
físico possibilita ampliar e consolidar informações relevantes sobre a
linguagem cartográfica destacando a compreensão de leitura de mapa físico, a
criança desenvolve habilidades de construir e analisar em um plano
tridimensional. A arte de ensinar e o prazer de aprender através de maquete de
mapa físico se constituem em uma terapia didática construtivista que
proporciona aos alunos habilidades e competência para a compreensão da
linguagem cartográfica. Espera-se com esta atividade a integração de algumas
mídias para o processo ensino aprendizagem destacando a leitura dos mapas
físicos numa percepção tridimensional.
3 OBJETIVOS:
3.1 Geral:
Conhecer a linguagem dos mapas com o uso e confecção de maquetes no processo ensino aprendizagem no 5ª ano do
ensino fundamental.
3.2 Específicos:
Ø
Conhecer a linguagem dos mapas;
Ø
Conhecer as características de um mapa físico;
Ø
Conhecer o processo de confecção de maquete do
mapa físico da região Nordeste numa percepção tridimensional;
Ø
Desenvolver atividade artística que aguça o
desejo de aprender dos alunos
4 MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS:
Laboratório de informática com acesso a internet;
TV;
Aparelho de DVD;
CD com imagens JPEG de mapas e textos;
Maquete de mapa físico;
Vídeos da TV Escola.
5 METOLOGIAS:
O
projeto estar dividido em quatro etapas:
PRIMEIRA ETAPA:
apresentação da atividade “Prazer em ler mapas no processo ensino
aprendizagem no 5ª ano do ensino fundamental”. Os alunos seram motivados a
conhecerem a essência das informações contidas nos mapas através de aulas
expositiva dialogada utilizando uma TV e um aparelho de DVD para expor imagens
em JPEG de alguns mapas e Textos relacionado com o conteúdo.
Exibição de três vídeos das seguintes unidades de
relevo da região Nordeste; Chapada Diamantina no estado da Bahia, a Depressão
Sertaneja do rio São Francisco e a Planície dos Lençóis Maranhense no estado do
Maranhão.
No Laboratório de informática com acesso a internet os
alunos pesquisaram sobre os mapas, e conheceram ambiente colaborativo do Google
earth que disponibiliza um banco de imagens aéreas.
SEGUNDA ETAPA: Confecção da maquete do
mapa físico.
Tamanho da maquete, comprimento 92 cm , largura 54 cm ,
altura 4,5cm.
Materiais usados: duas cola de 80g de
isopor, um estilete, uma tesoura, uma gilete, um papel quarenta, lápis de cera,
duas caixa de tinta guache, duas folhas de isopor de 05 mm , uma de 15 mm , uma caixa de palitos
dentais, uma cola gliter cor azul.
TERCEIRA ETAPA: Apresentação das
maquetes em forma de seminários destacando: a origem dos mapas, materiais
utilizados para a confecção da maquete, orientação para fazer uma maquete. Os
itens constituintes dos mapas: titulo legenda, orientação, escala e fonte. Tipo
de mapas: mapa político, mapa físico e mapa temático.
QUARTA ETAPA:
Produção de um filme com as fotos tiradas, destacando a origem dos mapas, os
tipos de mapas, e o processo de confecção da maquete com o uso do softwares windows Movie Maker.
6 CRONOGRAMA DE
ATIVIDADES:
ATIVIDADES
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PRIMEIRA ETAPA
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SEGUNDA ETAPA:
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TERCEIRA ETAPA:
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QUARTA ETAPA:
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Apresentação do projeto
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X
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Exibição de três vídeos
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X
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Pesquisa na internet
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X
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Confecção da maquete
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X
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Seminários de apresentações
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X
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Produção de um filme
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X
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REFERÊNCIAS:
ALMEIDA,
Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa,
iniciação cartográfica na escola, São Paulo, Contexto 2001.
AOKI,
Virginia Coordenação editorial. Projeto
Pitanguá, Geografia, São Paulo, Moderna, 2005.
ATLAS, geográfico escolar IBGE. Rio Janeiro.
2002.
PARÂMETROS
CURRICULARES NACIONAIS: Geografia /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
INSTITUTO
BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Noções
básicas de cartografia. Rio de
Janeiro: IBGE, 1999.
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index.
php.
http://www.earth.google.com.
Edição
da revista Em Aberto sobre Currículo
artigos sobre currículo
Artigo “Inter ou
transdisciplinaridade”
Artigo “A formação do Professor
Pesquisador”
Artigo “Interdisciplinaridade: meta
ou mito?”
Artigo: “Interdisciplinaridade e Transversalidade como dimensões da
ação pedagógica”
Monografia sobre pedagogia de projetos e informática educativa
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