sábado, 16 de junho de 2012

PRAZER EM LER MAPAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
NUCLEO DE ENSINO Á DISTÃNCIA- NEAD
     PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - SEED/MEC

CÍCERO BRITO DE ANDRADE




PRAZER EM LER MAPAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Projeto apresentado a Universidade Federal do Maranhão, no Núcleo de Ensino à Distância, no Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação no Módulo TV e Vídeo como requisito para avaliação da atividade 5.


Profº Tutora: Ana Luzia de Sá Magalhães


São Luís/MA
2009
SUMÁRIO
I IDENTIFICAÇÃO
1.1 Tema
1.2 Cursista
1.3 Módulo
1.4 Tutora
1.5 Área do conhecimento
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
3.2 Específicos
4 MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS
5 METOLOGIAS
6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
REFERÊNCIAS


I IDENTIFICAÇÃO:
Esta atividade será desenvolvida nas Turmas do 5ªano, na UIM José Castro que estar localizada no bairro Ponte na cidade de Caxias – MA.  

1.1 Tema: Prazer em ler mapas no processo ensino aprendizagem.
1.2 Cursista: Cícero Brito de Andrade
1.3 Módulo: TV e Vídeo
1.4 Tutora: Ana Luzia de Sá Magalhães

1.5 Área do conhecimento: Geografia, História e Artes.

2 JUSTIFICATIVA:
A representação do espaço por meio de maquete do mapa físico possibilita ampliar e consolidar informações relevantes sobre a linguagem cartográfica destacando a compreensão de leitura de mapa físico, a criança desenvolve habilidades de construir e analisar em um plano tridimensional. A arte de ensinar e o prazer de aprender através de maquete de mapa físico se constituem em uma terapia didática construtivista que proporciona aos alunos habilidades e competência para a compreensão da linguagem cartográfica. Espera-se com esta atividade a integração de algumas mídias para o processo ensino aprendizagem destacando a leitura dos mapas físicos numa percepção tridimensional.

3 OBJETIVOS:
3.1 Geral: Conhecer a linguagem dos mapas com o uso e confecção de maquetes  no processo ensino aprendizagem no 5ª ano do ensino fundamental.
3.2 Específicos:
Ø  Conhecer a linguagem dos mapas;
Ø  Conhecer as características de um mapa físico;
Ø  Conhecer o processo de confecção de maquete do mapa físico da região Nordeste numa percepção tridimensional;
Ø  Desenvolver atividade artística que aguça o desejo de aprender dos alunos
4 MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS:
Laboratório de informática com acesso a internet;
TV;
Aparelho de DVD;
CD com imagens JPEG de mapas e textos;
Maquete de mapa físico;
Vídeos da TV Escola.
5 METOLOGIAS:
O projeto estar dividido em quatro etapas:
PRIMEIRA ETAPA: apresentação da atividade “Prazer em ler mapas no processo ensino aprendizagem no 5ª ano do ensino fundamental”. Os alunos seram motivados a conhecerem a essência das informações contidas nos mapas através de aulas expositiva dialogada utilizando uma TV e um aparelho de DVD para expor imagens em JPEG de alguns mapas e Textos relacionado com o conteúdo.
Exibição de três vídeos das seguintes unidades de relevo da região Nordeste; Chapada Diamantina no estado da Bahia, a Depressão Sertaneja do rio São Francisco e a Planície dos Lençóis Maranhense no estado do Maranhão.
No Laboratório de informática com acesso a internet os alunos pesquisaram sobre os mapas, e conheceram ambiente colaborativo do Google earth que disponibiliza um banco de imagens aéreas.

 



SEGUNDA ETAPA: Confecção da maquete do mapa físico.
Tamanho da maquete, comprimento 92 cm, largura 54 cm, altura 4,5cm.
Materiais usados: duas cola de 80g de isopor, um estilete, uma tesoura, uma gilete, um papel quarenta, lápis de cera, duas caixa de tinta guache, duas folhas de isopor de 05 mm, uma de 15 mm, uma caixa de palitos dentais, uma cola gliter cor azul.

TERCEIRA ETAPA: Apresentação das maquetes em forma de seminários destacando: a origem dos mapas, materiais utilizados para a confecção da maquete, orientação para fazer uma maquete. Os itens constituintes dos mapas: titulo legenda, orientação, escala e fonte. Tipo de mapas: mapa político, mapa físico e mapa temático. 

QUARTA ETAPA: Produção de um filme com as fotos tiradas, destacando a origem dos mapas, os tipos de mapas, e o processo de confecção da maquete com o uso do softwares windows Movie Maker.

6 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

ATIVIDADES
PRIMEIRA ETAPA
SEGUNDA ETAPA:
TERCEIRA ETAPA:
QUARTA ETAPA:
Apresentação do projeto
X



Exibição de três vídeos
X



Pesquisa  na internet
X



Confecção da maquete

X


Seminários de apresentações


X

Produção de um filme



X




REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa, iniciação cartográfica na escola, São Paulo, Contexto 2001.
AOKI, Virginia Coordenação editorial. Projeto Pitanguá, Geografia, São Paulo, Moderna, 2005.
ATLAS, geográfico escolar IBGE. Rio Janeiro. 2002.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Geografia /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999.
http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/index. php.
            Edição da revista Em Aberto sobre Currículo
artigos sobre currículo
            Artigo “Inter ou transdisciplinaridade”
            Artigo “A formação do Professor Pesquisador”
            Artigo “Interdisciplinaridade: meta ou mito?”
Artigo: “Interdisciplinaridade e Transversalidade como dimensões da ação pedagógica”
Monografia sobre pedagogia de projetos e informática educativa




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